O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), recebeu na manhã desta sexta-feira, 31, em Palmas, representantes da etnia Javaé, do território indígena da Ilha do Bananal, para tratar de ações voltadas ao fortalecimento da pecuária indígena e à sanidade dos rebanhos.
Durante a reunião, foram discutidos temas como o cadastro de produtores indígenas no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária da Adapec (Sidato), a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), a declaração de rebanhos e a realização de oficinas de capacitação sobre sanidade animal.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou o compromisso da Agência em apoiar as comunidades indígenas na promoção da saúde animal e na melhoria da produtividade comcooperação e propósito coletivo.
“Nossa estrutura está à disposição para colaborar com a disseminação de conhecimento sobre as principais doenças que podem afetar os rebanhos, além de promover cadastros e capacitações sempre que necessário. A sanidade agropecuária é nossa prioridade”, afirmou.
O coordenador das Organizações Indígenas do Povo Javaé da Ilha do Bananal (Conjaba), Wantuíres Javaé, ressaltou a importância da parceria com a Adapec.
“A reunião abordou temas muito relevantes para o nosso povo, como a sanidade dos animais, emissão de GTA, fichas cadastrais e oficinas de capacitação para nossos produtores rurais indígenas. Essas ações vão fortalecer a pecuária e melhorar a produtividade no nosso território. Estamos felizes e agradecidos pela oportunidade, e juntos vamos avançar”, destacou.
Participou da reunião o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena, Hará Javaé e demais representantes da etnia Javaé.
Campanha
Para reforçar a sanidade pecuária dos rebanhos na Ilha do Bananal, o Governo do Tocantins, por meio da Adapec, realizou a Campanha de Declaração de Informações Pecuárias na região, entre 1º de agosto e 10 de outubro, contando 10 dias de prorrogação, alcançando 89,5% de adesão.
Foram declarados 80.954 bovídeos (bovinos e bubalinos) dos 90.399 existentes, além de 1.042 equídeos, 507 suínos e 94 ovinos. O percentual de retiros declarados foi de 85,1%, totalizando 235 dos 271 existentes.


 
					



 
                
