Promover um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e ético é fundamental para garantir resultados eficientes e fortalecer a cultura organizacional. Pensando nisso, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com a Secretaria da Mulher lançam o projeto Caravana em Defesa de um Ambiente de trabalho seguro, respeitoso e ético na quinta-feira, 29, a partir das 9h, no Campus I da Universidade de Gurupi (UnirG).
O evento contará com a participação dos colaboradores da Agência por meio de palestras e diálogos abertos visando o exercício profissional harmonioso, livre de assédio moral, sexual e discriminatório. “Barreiras culturais, estruturais e psicológicas podem interferir na falta de denúncias efetivas, por isso, estamos levando o debate para fomentar conhecimento e a conscientização sobre direitos e deveres”, informa a ouvidora setorial da Adapec, Mary Jane Abreu.
Parcerias
Para realização do evento, que tem a proposta delevar a caravana a todas as 11 delegacias regionais da instituição, entre agosto de 2024 e novembro de 2025, a Adapec conta com o apoio da Secretaria da Mulher; Ouvidoria Geral do Estado e Junta Médica (Projeto Ampare).
Programação
9h-Palestra -Código de Ética da Adapec- Palestrantes: João Eduardo Pires e Damares Rodrigues- Comissão de ética Adapec
10h-Palestra: Como identificar as formas de assédio e prevenção ao feminicídio- Palestrante: Áurea Maria Matos Rodrigues(Secretaria da Mulher)
10h30- Palestra: Atendimento as denúncias de assédio sexual – Palestrante: Susan de Sousa(Secretaria da Mulher)
10h50: Roda de conversa-Jogo Silêncio- com Flávio Alexandre Mendes (Junta Médica)
13h30- Palestra: Denúncias de assédio e atos irregulares nas Ouvidorias: como registrar e comprovar os fatos – Palestrantes: Stefane Cristhine Reis e Taise da Silva Cunha – Controladoria Geral do Estado
14h10 – Palestra: As consequências do assédio na saúde mental do servidor – Palestrante: Gabriel Vinícius Jesus Martins – Junta Médica Oficial do Estado.
15h20 – Palestra: Como a Ouvidoria pode contribuir na apuração de casos de assédio? Palestrante: Mary Jane Abreu – SeOUV ADAPEC.