Representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participam, em Campo Grande – MS, do Seminário Nacional dos Programas de Controle da Raiva dos Herbívoros e da Mostra dos Programas de Controle da Raiva dos Herbívoros do Brasil. A programação vai até quarta-feira, 17, seguida do 3º Encontro sobre Raiva do Mato Grosso do Sul, que será realizado até o dia 19.
No evento, a Adapec apresentou um panorama das ações de combate à zoonose no Tocantins. Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Raydleno Mateus Tavares, a Agência é hoje referência nacional no controle da doença.
“Apresentamos no seminário os avanços que o Tocantins tem alcançado, destacando principalmente a conscientização dos produtores rurais quanto à vacinação do rebanho, que vem aumentando a cada ano e já alcança cerca de 50% dos animais”, afirmou.
O inspetor de Defesa Agropecuária e médico-veterinário João Amorim Neto destacou que a Adapec conta atualmente com quatro equipes especializadas na prevenção e no controle da raiva dos herbívoros. Esses profissionais atuam no monitoramento e captura do morcego hematófago, além de orientar os produtores a identificar sinais de sugadura nos animais e adotar medidas de prevenção para evitar a transmissão da doença ao ser humano.
Durante o seminário, são debatidos temas como: Raiva: histórico e desafios; Inovação no diagnóstico de raiva: RT-qPCR como técnica que poderá substituir o isolamento viral; Manejo de morcegos hematófagos e controle da raiva: novidades; Movimento e distribuição do morcego-vampiro em paisagens humanas; além da mesa de discussão dos Programas Estaduais de Controle da Raiva dos Herbívoros, que aborda estratégias de sucesso, desafios e dificuldades atuais.