Com o objetivo de buscar melhorias para a garantia da saúde animal, vegetal, ambiental e pública, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), por meio da gerência de educação sanitária, reuniu instituições parceiras para apresentar o Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), na manhã desta terça-feira,15, em Palmas.
De acordo com a gerente de educação sanitária, Michelly Shuailla, o apoio das instituições é fundamental para execução das atividades “Nosso objetivo é formar um grupo de trabalho para fortalecer os eventos agropecuários e o acesso a todos os públicos. Estamos realizando diversos projetos levando conhecimento nas escolas, comunidades indígenas, meio acadêmico e nas propriedades rurais, por isso queremos abranger cada vez mais a sociedade com o apoio de todos”, ressaltou.
O professor da Secretaria da Educação, Francisco Damiana, destacou que a parceria vem fortalecer os trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas escolas do campo, agrícolas e cursos técnicos. “A educação sanitária é um excelente caminho para disseminação de informações, vai ampliar saberes, incentivar agentes de transformações e fortalecer o processo de informação”, afirmou.
A responsável técnica pelo Proesa, Shara Veloso, destacou que essa articulação interinstitucional visa fomentar e implementar atividades em diversas regiões do estado. “Buscamos a adesão das instituições para promover um ambiente mobilizador e fomentador dos projetos e ações educativas, principalmente para quem mais precisa”, pontuou.
Participantes
Estiveram presentes os representantes da Unicatólica, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual da Educação, Secretaria da Agricultura e Pecuária e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/TO).
Dados
Em 2024, a Educação Sanitária da Adapec promoveu 12 cursos capacitando 308 técnicos, ofereceu mais 4 cursos para o público externo com a participação de 460 pessoas, resultando em 768 beneficiados. Além disso, durante a Agrotins orientou 2,5 mil visitantes.