quinta-feira, 11 de setembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Açúcar no sangue pode impactar sua vida sexual; entenda como

Hormônios, circulação e energia estão entre os fatores afetados pelo consumo de açúcar em excesso, segundo especialista

CNN por CNN
15/07/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 8 minutos
A A
Açúcar no sangue pode impactar sua vida sexual; entenda como

Estresse, má alimentação e problemas de saúde mental são alguns dos fatores que podem afetar negativamente a saúde sexual dos homens • South_agency/GettyImages

CompartilharCompartilhar

Quando a maioria das pessoas pensa em açúcar, provavelmente não está pensando na vida sexual, mas, sim, em sobremesas. O açúcar gera sensação de bem-estar no momento em que é consumido, mas com o tempo, seu excesso pode impactar em momentos mais íntimos da vida.

Em 2025, as injeções de GLP-1 (como Ozempic e Mounjaro) para ajudar a controlar o açúcar e perder peso ganharam popularidade. Essa nova classe de medicamentos ajudou muitas pessoas a conquistar ganhos significativos de saúde — incluindo melhora no açúcar no sangue, perda de peso — e até melhorias na vida sexual das pessoas (porque também podem estar dormindo melhor).

ARTIGOSRELACIONADOS

Mais crianças no mundo são obesas do que abaixo do peso, alerta Unicef

Mais crianças no mundo são obesas do que abaixo do peso, alerta Unicef

11/09/2025
Gripe é mais mortal em idosos? Estudo revela ligação com envelhecimento

Gripe é mais mortal em idosos? Estudo revela ligação com envelhecimento

11/09/2025

Mas também é preciso prestar mais atenção à causa raiz: o amor pelo açúcar e seus efeitos indiretos no humor, metabolismo, sexo e muito mais.

Seu açúcar no sangue está normal?

A maioria das pessoas associa açúcar no sangue ao diabetes, mas poucas sabem o que é “normal”.

Os níveis de açúcar no sangue podem ser verificados em tempo real com um simples furo no dedo, por meio de um monitor caseiro de glicose ou por dispositivos vestíveis como os monitores contínuos de glicose (aqueles aparelhos do tamanho de uma moeda que você pode ver no braço de algumas pessoas), que fornecem feedback dos níveis de glicose ao longo do dia.

O que é possível ver quando esse teste é feito? Confira, a seguir, a faixa de referência da Associação Americana de Diabetes para níveis de glicose no sangue. Esses números devem ser verificados por um médico qualificado para que o diagnóstico seja confirmado.

Açúcar no sangue em jejum (sem comer por pelo menos oito horas):

  • Normal: abaixo de 100 mg/dL (miligrama por decilitro);
  • Pré-diabetes: 100 a 125 mg/dL;
  • Diabetes: 126 mg/dL ou mais.

Açúcar no sangue aleatório (feito a qualquer hora do dia):

  • Diabetes é geralmente diagnosticado se os níveis estiverem em 200 mg/dL ou mais, acompanhados de sintomas.

O teste rápido de glicose oferece um retrato momentâneo, mas há um exame laboratorial que conta toda a história — a hemoglobina glicada, ou hemoglobina A1c.

O que é hemoglobina A1c e por que ela importa?

Esse exame de sangue mede a porcentagem de proteínas de hemoglobina no sangue que têm glicose ligada a elas — dando ao paciente e aos profissionais de saúde uma visão da média do açúcar no sangue nos últimos dois a três meses. Isso torna esse exame um indicador confiável de como o corpo lida com a glicose ao longo do tempo.

Veja como a Associação Americana de Diabetes classifica:

  • Normal: A1c abaixo de 5,7%;
  • Pré-diabetes: 5,7% a 6,4%;
  • Diabetes: 6,5% ou mais.

No trabalho como cirurgião, checar o A1c antes de qualquer procedimento — especialmente os que envolvem implantes — é prática padrão. Níveis elevados de A1c estão fortemente ligados a uma recuperação ruim, riscos de infecção e complicações cirúrgicas. Então, seja um grande procedimento urológico ou outro qualquer, manter o controle da glicose importa mais do que a maioria das pessoas imagina.

O que o açúcar alto no sangue faz à sua vida sexual

Saúde sexual raramente é a primeira coisa que as pessoas associam ao açúcar no sangue, mas níveis cronicamente elevados podem afetar a intimidade — para todos.

Nos homens, o açúcar alto pode danificar os nervos e vasos sanguíneos essenciais para conseguir e manter a ereção. Com o tempo, isso pode se manifestar como disfunção erétil, antes mesmo do diagnóstico ou suspeita de diabetes. O açúcar alto também pode reduzir os níveis de testosterona, diminuindo o desejo sexual e a energia.

Muitos dos pacientes que não fazem exames de rotina com seus médicos procuram ajuda por conta de mudanças no desempenho sexual — só para depois descobrirem que seu açúcar no sangue está descontrolado. Para esses pacientes, a primeira pista de que algo estava errado não foi sede, mudanças de peso ou cansaço (sintomas mais comuns e precoces do diabetes) — foi a dificuldade na cama.

Nas mulheres, o açúcar alto pode levar à redução do fluxo sanguíneo e desequilíbrios hormonais, causando secura vaginal, dor durante o sexo ou problemas para alcançar o orgasmo. Também pode aumentar o risco de infecções urinárias recorrentes, tornando a intimidade dolorosa ou menos atraente. Muitas mulheres ficam frustradas e confusas sobre se essas mudanças são normais por causa da idade, menopausa, estresse ou outro motivo. Um nível ruim de açúcar geralmente é a última coisa em que pensam.

Como o açúcar alto no sangue é tratado

O diabetes é extremamente comum — cerca de 38 milhões de americanos têm a doença — e quase 1 em cada 4 nem sabe disso, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. No Brasil, estima-se que mais de 16 milhões de pessoas vivam com a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.

Tradicionalmente, o tratamento do diabetes começava com medicamentos orais como a metformina, que ajuda a reduzir o açúcar no sangue diminuindo a produção de glicose pelo fígado. Outras classes de remédios funcionam de formas diferentes, seja aumentando a liberação de insulina ou ajudando os rins a eliminar o excesso de açúcar. Esses medicamentos são geralmente indicados para pessoas em estágios iniciais do diabetes ou com A1c levemente elevada.

Medicamentos injetáveis podem ser necessários quando as pílulas orais não bastam para controlar a doença. Por anos, isso significou injeções diárias de insulina, que muitos pacientes consideravam incômodas, porém necessárias. A insulina precisa ser cuidadosamente sincronizada com as refeições, e a dosagem pode ser complicada. Há também o medo real de episódios de hipoglicemia (açúcar baixo), que pode deixar algumas pessoas receosas de começar ou manter o tratamento.

Nos últimos anos, os medicamentos agonistas do receptor GLP-1 passaram a fazer parte do tratamento de muita gente. Essa classe de remédios é conhecida por nomes como semaglutida, liraglutida e tirzepatida. Essas injeções imitam um hormônio natural do corpo que ajuda a regular o açúcar no sangue, desacelera a digestão e faz você se sentir saciado mais rápido.

Embora tenham sido originalmente desenvolvidos para tratar o diabetes tipo 2, ganharam destaque mundial por ajudar na perda de peso. De fato, muitos pacientes agora pedem e recebem esses medicamentos antes de qualquer outra opção — não só para controlar o açúcar, mas para emagrecer.

Melhor controle do açúcar pode melhorar a testosterona

Esses medicamentos também podem ajudar a normalizar os níveis de testosterona em homens com obesidade ou diabetes tipo 2, segundo pesquisa preliminar apresentada no congresso anual da Endocrine Society esta semana.

Os pesquisadores acompanharam 110 homens que receberam injeções de GLP-1, mas não estavam fazendo terapia de reposição de testosterona. Ao longo de 18 meses, conforme os participantes perderam em média cerca de 10% do peso corporal, o número de homens com níveis normais de testosterona subiu de 53% para 77%. Esse aumento mostra como medicamentos originalmente criados para diabetes e emagrecimento também podem melhorar os níveis hormonais nos homens.

Embora esse estudo ainda não tenha sido revisado por pares e precise de mais pesquisas, esses resultados se somam a evidências crescentes de que controlar peso e açúcar no sangue pode ter efeitos em quase todos os aspectos da saúde — incluindo testosterona, energia e função sexual.

Experimente essa alternativa mais difícil primeiro

Antes de recorrer imediatamente aos remédios, não subestime o que mudanças consistentes no estilo de vida podem fazer — não só para o açúcar no sangue, mas para a sua vida inteira.

Exercícios regulares melhoram a sensibilidade à insulina, ajudam a perder peso, aumentam a energia e até melhoram a função sexual ao favorecer o fluxo sanguíneo e o equilíbrio hormonal. Uma alimentação equilibrada — rica em alimentos integrais, fibras e proteínas magras — pode estabilizar o açúcar no sangue e reduzir a inflamação que contribui para doenças crônicas. Dormir melhor, reduzir o consumo de álcool e controlar o estresse também fazem diferença.

Então, se estiver em dúvida entre uma injeção ou uma nova rotina, talvez dessa vez pegue a bolsa de academia antes de tentar qualquer outra coisa. Você pode acabar mudando mais do que seus exames. Pode mudar a forma como você se sente consigo mesmo.

Quanto a mim, da próxima vez que for me servir daquela bola de sorvete enquanto escrevo, vou lembrar que não é só sobre a minha cintura — é sobre minha energia, meu coração e minha saúde sexual. E agora que terminei este artigo, vou pegar minha bolsa de academia e caminhar rumo à academia — para fazer o que estou falando aqui.

Anterior

Corpo pode produzir próprio “Ozempic” após modificação genética, diz estudo

Próximo

Luan Santana comemora trajetória com DVD ao vivo; vendas estão abertas

Próximo
Luan Santana comemora trajetória com DVD ao vivo; vendas estão abertas

Luan Santana comemora trajetória com DVD ao vivo; vendas estão abertas

LEIA TAMBÉM

Palmas

Vivência de Choro leva música, memória e inclusão cultural à Melhor Idade em Palmas

11/09/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais

11/09/2025
Segurança

Motociclista morre ao tentar desviar de carro, perder o controle e bater em árvore

11/09/2025
Tocantins

Baixa umidade no Tocantins alerta para riscos à saúde e aumenta chance de incêndios

11/09/2025
Tocantins

Prefeitura realiza ação de prevenção à leishmaniose com castração, coleiras, testes e vacina antirrábica no Setor Industrial

11/09/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Cármen Lúcia tem defendido urnas eletrônicas em falas

11/09/2025
Tocantins

Procon Tocantins comemora 35 anos do CDC com operação “De Olho no Prazo de Validade” e apreende mais de 9 mil produtos

11/09/2025
Segurança

Operação “Rolezinho 244”: Polícia Civil do Tocantins deflagra operação contra manobras perigosas e apologia ao crime nas redes sociais

11/09/2025
Tocantins

Nota pública do Movimento Negro Unificado do Tocantins – MNU/TO

11/09/2025
Tocantins

Formoso do Araguaia recebe a 1ª Mostra Cultural Artes Sem Limites

11/09/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Cármen Lúcia tem defendido urnas eletrônicas em falas
  • Procon Tocantins comemora 35 anos do CDC com operação “De Olho no Prazo de Validade” e apreende mais de 9 mil produtos
  • Operação “Rolezinho 244”: Polícia Civil do Tocantins deflagra operação contra manobras perigosas e apologia ao crime nas redes sociais

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

“Sempre que uma mulher avança, todas avançam com ela”, diz Cármen Lúcia à CNN sobre candidatura de Kamala

Cármen Lúcia tem defendido urnas eletrônicas em falas

11/09/2025
Procon Tocantins comemora 35 anos do CDC com operação “De Olho no Prazo de Validade” e apreende mais de 9 mil produtos

Procon Tocantins comemora 35 anos do CDC com operação “De Olho no Prazo de Validade” e apreende mais de 9 mil produtos

11/09/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.