A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) firmou nesta quarta-feira (23/7) dois acordos com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) para fomentar as exportações de cooperativas e da agricultura familiar.
A parceria inclui a implementação do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e um memorando de entendimento voltado à cooperação internacional.
O PEIEX será direcionado a 75 participantes, entre cooperativas e produtores rurais da agricultura familiar, com foco na qualificação para o comércio exterior. O programa oferece capacitação por meio de metodologia própria e já conta com edições segmentadas para setores do agronegócio, como o PEIEX Agro, voltado a produtores que atuam como pessoa física.
O memorando de entendimento prevê ações conjuntas para apoiar a estruturação de cooperativas da agricultura familiar em países africanos, com objetivo de contribuir para a segurança alimentar na região.
Como parte da parceria, a ApexBrasil também se comprometeu a reservar vagas para cooperativas da agricultura familiar em feiras e missões internacionais voltadas ao setor agrícola. A meta é ampliar o alcance do programa em todas as regiões brasileiras.
Durante a cerimônia de assinatura, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a relevância da agricultura familiar na produção de alimentos e na preservação ambiental. A presidente da Confederação da Unicafes, Fátima Torres, também ressaltou a expectativa de aumento da competitividade das cooperativas no mercado nacional e internacional.
Além da Unicafes, outras entidades atuarão na execução do PEIEX Agro nos próximos dois anos, entre elas a Facultade de Petrolina (Facape), o Sebrae da Bahia e do Pará e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Os setores atendidos incluem frutas frescas, vinhos, cacau, chocolate, cachaça e cafés especiais.
Segundo dados da ApexBrasil, empresas atendidas pelo PEIEX Agro exportaram US$ 493 milhões em 2024, um crescimento médio anual de 18,2% em relação a 2021. Desde o início do projeto piloto, o total exportado pelo grupo alcança US$ 1,5 bilhão.