Os mercados caíram na terça-feira (19), à medida que as tensões geopolíticas aumentavam entre a Ucrânia e a Rússia.
O Dow caiu 300 pontos no sino de abertura, depois caiu ainda mais para o vermelho, perdendo 430 pontos, ou 1%. O S&P 500 perdeu 0,5% e o Nasdaq Composite caiu cerca de 0,2%.
A venda ocorre depois que Moscou mudou sua doutrina nuclear após o governo Biden dar permissão à Ucrânia para usar armas de longo alcance dentro de alvos na Rússia.
“Hoje é um reflexo da preocupação de que, depois de 1.000 dias, o conflito Rússia-Ucrânia parece estar ficando mais quente”, disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da B. Riley Wealth Management.
Não apenas as ações dos EUA caíram, mas os investidores se amontoaram em portos seguros como ouro e dívida dos EUA. Os preços do ouro saltaram na terça-feira e as taxas do Tesouro dos EUA caíram.
A Ucrânia disparou mísseis ATACMS de fabricação norte-americana na região de Bryansk, na Rússia, informou o Ministério da Defesa da Rússia na terça-feira, em uma grande escalada.
O ataque acontece apenas dois dias após o governo Biden dar a Kiev sinal verde para usar as armas americanas de longo alcance contra alvos dentro da Rússia.
No domingo (17), o presidente Joe Biden autorizou a Ucrânia a usar os mísseis de longo alcance dentro da Rússia, encerrando uma proibição de meses com o objetivo de evitar uma escalada drástica do conflito.
Os preços do petróleo, que subiram no início da guerra entre Rússia e Ucrânia em 2022, estavam pouco alterados na manhã de terça-feira.
Riscos geopolíticos podem aumentar novamente, alertou Keith Lerner, estrategista-chefe de mercado da Truist Advisory Services, depois que Putin reduziu o limite para uso de armas nucleares.
No entanto, como os mercados já esperavam essa resposta de Moscou, eles “estão vendo uma modesta liquidação, enquanto os títulos do Tesouro dos EUA e o ouro recebem uma oferta”.