A Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) deu mais um passo importante em sua trajetória de responsabilidade social ao assinar, nesta sexta-feira, 17, a Carta de Compromisso pela Infância e lançar a campanha “Infância não se compra. Se protege.” O evento foi realizado na sede da entidade, durante edição do Café com Empresários, e contou com a presença da diretoria, de diversos empreendedores e representantes de instituições parceiras como a Defensoria Pública do Estado do Tocantins, o Ministério Público Estadual e a Prefeitura de Palmas.
A iniciativa integra um movimento coletivo para conscientizar o comércio e a sociedade sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes contra qualquer forma de exploração.
Durante o lançamento, foi assinada oficialmente a Carta de Compromisso pela Infância, documento que reafirma o papel da Acipa como agente transformador na defesa dos direitos das crianças e no fortalecimento de uma sociedade mais justa e humana.
O presidente da entidade, Joseph Madeira, destacou que o compromisso com a infância é uma pauta que une valores empresariais e sociais. “O comércio de Palmas é feito por pessoas que acreditam no futuro. E o futuro só é possível se nossas crianças tiverem infância, educação e oportunidades. A Acipa está de mãos dadas com essa causa e quer inspirar outras instituições a fazerem o mesmo”, afirmou.
Discursos pela defesa das crianças
O secretário executivo de Assistência Social de Palmas, Amilson Rodrigues, afirmou que a campanha chega em um momento necessário de registro de aumento de casos na capital. “Vem numa hora fundamental, porque registramos o aumento do trabalho infantil na capital, e pensar na defesa das crianças é pensar no agora, isso é responsabilidade de todos”, disse ao citar ações da gestão.
A diretora da Acipa que acompanha o trabalho do grupo formado na capital, Dark Neto, destacou o potencial da campanha. “Com muita honra a gente lança essa campanha, há dois anos estamos acompanhando as ações, a Acipa sempre presente e contribuindo”.
O promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação, Sidney Fiori, parabenizou a Acipa pela ação, falou da atuação do órgão, dos aspectos sociais em torno da causa e defendeu o fundo de proteção das crianças e adolescentes.
O defensor público da Infância e Juventude de Palmas, Freddy Alejandro, fez esclarecimentos jurídicos, falou do trabalho do Nudeca e afirmou: “A informação e a educação são muito importantes para toda a sociedade”, disse.
A Carta
O documento estabelece diretrizes claras e propósitos que envolvem o engajamento da classe empresarial na proteção da infância. Entre os compromissos assumidos estão:
1. Promover e apoiar iniciativas que garantam o bem-estar, a dignidade e o desenvolvimento integral das crianças;
2. Mobilizar o setor produtivo, incentivando a responsabilidade compartilhada na construção de um futuro mais seguro e solidário;
3. Estimular a conscientização social por meio de campanhas, projetos e eventos que despertem o cuidado coletivo com a infância;
4. Atuar em rede com instituições públicas e privadas, fortalecendo parcerias para a execução de ações concretas de proteção.
Campanha “Infância não se compra. Se protege.”
Com slogan impactante, a campanha será difundida junto aos empresários e consumidores, levando mensagens educativas e de sensibilização aos estabelecimentos comerciais da capital. O objetivo é mobilizar o comércio palmense a dizer não ao trabalho infantil e sim à proteção das crianças, reforçando que infância é tempo de aprender, brincar e sonhar – e não de trabalhar.
Ao final do evento, os representantes das instituições presentes assinaram a Carta de Compromisso pela Infância, consolidando a união entre o setor produtivo e os órgãos de defesa de direitos.
A Acipa encerrou o encontro reafirmando que a infância é sagrada e intocável, e que proteger as crianças é dever de todos – do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.