Estou diante do computador movido por um sentimento de amizade profunda, carinho e satisfação por ter a oportunidade de homenagear alguém que literalmente tem estória para contar e fez história na minha Miracema, Goiás/Tocantins e mundo.
Estou fazendo referências, e com reverências presto continência ao meu amigo e campeão dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas como treinador Dorabel Esteves de Souza.
Existem pessoas que participam das nossas existências a vida inteira, particularmente Dorabel esteve na minha.
O conheci ainda criança quando trabalhava no ramo de construção atuando em uma grande reforma na residência do meu avô Eurípedes Coêlho e nos identificamos graças ao futebol que tem o poder de unir as pessoas.
ESPORTE
Dorabel não demorou muito e começou a se dedicar exclusivamente ao esporte miracemense, em especial ao futebol.
Como bom olheiro vislumbrou em mim um garoto que tinha potencial me colocando sempre nos times que dirigia quando eu ainda morava em Miracema nos tempos de ginásio no nosso Colégio Tocantins da saudosa Irmã Beatriz.
Antes de concluir essa etapa escolar fui para Brasília seguir os estudos, todavia, nas férias estava eu constantemente na então Miracema do Norte.
Naquele tempo Dorabel de Souza foi um dos fundadores do Operário, time modesto de uniforme azul formado por atletas operários na vida e no futebol.
O grande time de Miracema era o MEC- Miracema Esporte Clube treinado por José Arimatéia, outro baluarte do nosso futebol.
Lembro-me bem que em um feriado prolongado fui a Miracema e tomando banho no Rio Tocantins pela manhã Dorabel veio até mim dizendo:
Hoje tem no Batistão MEC e Operário você não quer jogar?
Imediatamente aceitei o convite para uma partida festiva com a presença do grande craque do Goiás do final da década de setenta Amado que atuou um tempo em cada time.
Nunca esqueci!
Modéstia à parte fiz chover nesse jogo e deu zebra; ao final o modesto Operário venceu por três a dois e eu balancei as redes duas vezes.
Na pequena Miracema do Norte o assuntou durou muito tempo.
E assim fomos seguindo, Dorabel sempre me prestigiando, e depois o meu irmão Neto Leal que também jogava muito bem.
Dorabel dedicou e ainda dedica sua vida ao esporte; seja no futebol de campo masculino/feminino, futsal, e outros… como treinador também foi muito competente a ponto de se tornar Campeão Mundial dos Povos Índigenas comandando a Seleção Xerente diante do escrete boliviano.
QUANDO RETORNEI…
Em definitivo para Miracema (década de 90) nos encontramos nas Ondas Médias da Rádio Anhanguera da Organização Jaime Câmara em uma grande equipe esportiva que tinha os saudosos Odair Fonseca e Carlos Fernando da Costa, Daniel Costa e outros.
De lá pra cá sempre presente na minha vida com uma relação de amizade cada vez mais próxima.
Meu querido amigo de tantas jornadas Dorabel de Souza, ao completar 80 anos de existência domingo,10 de agosto, o mais precioso pedido que faço ao Grande Arquiteto do Universo é que te proporcione muita saúde, paz e vida longa; saiba que você tem um admirador, alguém que agradece a DEUS por conviver com você sempre alegre, atencioso e muito delicado comigo e minha família, enfim, perceba que o grande Dorabel pode contar continuamente com seu amigo LEAL.
Um abraço fraternal com meus Parabéns!
Leal Junior
ANUNCIE NO PORTAL LJ E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348