No dia 29 deste mês, professores e estudantes do curso de Medicina da Afya Unitpac realizam atendimento a mulheres da Comunidade Quilombola Dona Juscelina no Ambulatório Unitpac. Os atendimentos, com anamnese, consultas, palestras e orientações, serão realizados entre as 10 e 17 horas, com ênfase principal na saúde da mulher.
A ação faz parte do cronograma da disciplina de Projeto de Extensão do curso de Medicina, um trabalho conjunto entre a Afya Unitpac e a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A equipe técnica, acadêmicos da disciplina de PIEPE 6, acadêmicos da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia, professores da instituição e médicos especialistas estão na organização, com a coordenação geral da professora do curso de Medicina Laíza Pereira Lacerda Vieira, do coordenador do Ambulatório Unitpac, Murilo Bastos, e da médica ginecologista professora Mhalhanny.
A professora Laíza Pereira, da Afya, que também é pesquisadora e pós-doutoranda da UFNT, explica que a atividade surgiu a partir de uma pesquisa iniciada em maio deste ano com comunidades tradicionais da região. “Eu já vinha desenvolvendo um trabalho de pesquisa e extensão com comunidades tradicionais, e Dona Juscelina foi uma das que visitei. É uma comunidade com uma história de luta pelo território, que atualmente enfrenta dificuldades de acesso a serviços de saúde. Essa realidade nos motivou a realizar essa ação”, destacou.
A comunidade Dona Juscelina é marcada pela resistência e pela preservação de suas tradições. Seus moradores cultivam quintais produtivos e fazem uso de medicina tradicional, mas enfrentam desassistência em áreas como ginecologia e cardiologia. “Eles relataram justamente essa carência. Por isso, decidimos organizar um dia de atendimentos voltados à saúde da mulher, contando com o apoio de médicos, especialistas e ligas acadêmicas”, acrescentou a pesquisadora.
No dia 29, um ônibus levará cerca de 20 mulheres da comunidade até a Afya Unitpac, em Araguaína. Durante todo o dia, serão realizados atendimentos clínicos e ginecológicos, além de, se necessário, as mulheres receberem encaminhamentos para outras especialidades, como cardiologia e infectologia. “Essa é uma oportunidade de aproximar a universidade das comunidades, valorizando seus saberes e contribuindo com melhorias reais na qualidade de vida dessas mulheres”, finaliza a pesquisadora Laíza.
Afya Amazônica
A Afya tem uma forte relação com a Amazônia, com 16 unidades de graduação e pós-graduação na Região Norte. O estado de Tocantins conta com três instituições de graduação (Afya Palmas, Afya Porto Nacional e Afya Unitpac – em Araguaína). Tem ainda nove escolas de Medicina em outros estados da Região: Amazonas (2), Acre (1), Pará (4) e Rondônia (2). Além delas, a Afya também está presente na região com 3 unidades de pós-graduação médica nas capitais Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO).







