Equipes da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) estiveram nas estações, principalmente na Javaé, Xerente, e no setor Jardim Taquari, nos últimos dois dias, para acompanhar o início da operação e verificar de perto a movimentação de passageiros, no horário de pico da manhã, período em que há maior fluxo de usuários. Durante o período em que estiveram, o fluxo de usuários foi normal para o horário, com carros que fazem a linha Eixão saindo em intervalos de até cinco minutos, sem ocorrência de atrasos acima do limite operacional previsto, e a lotação observada nos veículos estava dentro do limite esperado para o horário.
O que diz o usuário Esse compromisso da gestão com a qualidade do transporte público, também se reflete nos dados da Ouvidoria-Geral do Município (OGM). O balanço mensal do órgão mostra que, nos meses de julho, agosto e setembro de 2025, não houve reclamação registrada em relação ao serviço.
A moradora da quadra Arse 122 (1206 Sul) Luana Souza Costa utiliza o transporte público de Palmas para ir ao trabalho. Costuma pegar as linhas 410 e o Eixão. “Os ônibus são muito melhores que antes. Está tudo certinho. Os horários são geralmente os mesmos”. A estudante Isabela Ferreira compartilha da mesma opinião da Luana. “Os ônibus estão sempre no horário certo, às vezes, de manhã tem mais gente, mas dá pra andar tranquilo”. Para facilitar o uso do transporte pelos passageiros, está disponível o aplicativo SOU, gratuito para dispositivos iOS e Android, que oferece informações em tempo real sobre pontos, linhas, horários atualizados.
A frota
Atualmente são 61 linhas, incluindo os distritos de Taquaruçu e Buritirana. Os ônibus são equipados com rampas de acessibilidade, Wi-Fi , câmeras de segurança e tomadas USB.
Texto – Elisangela Farias
Edição: Fernanda Sousa







