A Polícia Civil do Tocantins realizou, nesta quarta-feira, 22, o Dia D da Operação Virtude, com o objetivo de intensificar as ações de prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa em diversas localidades do estado. A ação integrada contou com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária Municipal e Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
Em Palmas, durante a operação, policiais civis da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Pessoa Idosa (1ª DAV – Palmas), realizaram visitas técnicas em abrigos de idosos para verificarem as condições estruturais e de funcionamento, além da prestação de atendimentos e orientações aos responsáveis pelos locais. A ação visa subsidiar a elaboração de relatório conjunto que será encaminhado ao Poder Público Municipal para propor melhorias e intervenções.
Paralelamente, foi realizada uma ação de conscientização na Avenida Tocantins, no setor Taquaralto, com distribuição de material informativo e orientações sobre a proteção da pessoa idosa e a importância da denúncia em casos de violência.
Além das atividades na Capital, a Polícia Civil também realizou visitas institucionais e ações de conscientização nos municípios de Peixe e Dueré, como parte do Dia D da operação. Foram realizadas visitas às Secretarias de Ação Social, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), postos de saúde e hospitais, além do atendimento a idosos da comunidade local. Em Peixe, a equipe realizou visitas a idosos da região, incluindo um atendimento especial a uma idosa centenária, integrando as ações de proteção e acompanhamento social.
De acordo com a delegada titular da 1ª DAV, Ana Carolina Coelho Marinho, o Dia D da Operação Virtude é fundamental para fortalecer o trabalho integrado das forças de segurança no combate à violência contra a pessoa idosa. “O Dia D representa um momento estratégico de intensificação das ações, reunindo as forças de segurança para visitas, fiscalizações e atividades de sensibilização, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a proteção e a garantia dos direitos da pessoa idosa”, informa.
De acordo com o diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Anderson Casé, o Dia D da Operação Virtude reforça o compromisso das forças de segurança em atuar de forma integrada e efetiva na proteção da pessoa idosa. “Momentos como este fortalecem o trabalho conjunto entre as instituições, ampliando a prevenção e a conscientização sobre os direitos dos idosos em todo o Tocantins”, destaca.
Operação Virtude
A Operação Virtude é uma ação nacional promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. No Tocantins, a operação é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Superintendência de Segurança Integrada e da Diretoria do Sistema Integrado de Operações.
Durante todo o mês de outubro, diversas atividades estão sendo desenvolvidas em municípios do estado, com foco na prevenção, fiscalização, investigação de denúncias e conscientização sobre os direitos das pessoas idosas.