Às vésperas do dia das mães, familiares e mães de 15 custodiados da Unidade Penal de Miracema, prestigiaram na última sexta-feira, 10, a formatura nos cursos de Eletricista Residencial e Predial de Baixa e Alta-tensão, Encanador e Norma Regulamentadora nº 10, ofertado por meio da parceria com a Igreja Universal nas Prisões (UNP) e certificados pela plataforma educacional Fanduca.
Ao prestigiar a formatura que ocorreu na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turismo (Aciam) do Município, o secretário-executivo da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Hélio Marques, falou do papel da Pasta em ações como essa. “A Seciju nasceu com o intuito de cuidar das pessoas e temos trabalhado no sentido de oportunizar direitos às pessoas privadas de liberdade. Sabemos das dificuldades que é gerir um Sistema Penal mas trabalhamos com o objetivo de melhorar os espaços de forma qualificada para ofertar saúde, profissionalização, educação, atendimento religioso, entre outros para que possam retornar ao meio social com todos os seus direitos garantidos enquanto cumprem suas penas”, enfatizou.
Com a formação dessa segunda turma coordenada pela Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso do Sistema Penitenciário e Prisional, o curso que iniciou em janeiro e totalizou mais de 380 horas, entre aulas práticas e teóricas, possibilitou a troca de experiências e a montagem de um circuito elétrico e sistema de encanamento com aplicação de técnicas modernas na área de engenharia elétrica e hidráulica.
De acordo com o instrutor Itaeres Pereira, foi uma troca de experiências e o objetivo é expandir para demais unidades penais do Estado e formar monitores entre os presos. “Tudo foi montado e executado por eles durante as aulas, e apesar de não ter muito conhecimento na área, hoje posso recomendá-los para qualquer trabalho. Estamos de braços abertos para iniciarmos mais turmas em outras unidades penais”, falou.
Em seu discurso, o chefe da Unidade Penal, Ronaldo Alcântara, parabenizou os formandos, agradeceu as parcerias e falou da importância da capacitação profissional para a pessoa privada de liberdade para crescimento pessoal e intrapessoal.
Homenagens
A formação, além da certificação, beneficia os presos com remição da pena pela Lei de Execuções Penais (LEP), e com reinserção na sociedade capacitados profissionalmente, um passo importante para a não reincidência.
O evento teve momentos de muita emoção, com um dos custodiados como orador da turma e uma homenagem às mães pelos formandos, com uma canção que representa a gratidão pelo apoio durante todo o curso.
Entre as autoridades presentes no evento, prestigiaram a formatura o gerente de Operações do Sistema Penal, Cléber Solano, o coordenador da Gerência de Reintegração Social Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Norton Rodrigues, o coordenador do Escritório Social, Leandro Bezerra, os chefes das Unidades Penais de Porto Nacional e da Unidade Penal Feminina de Miranorte, José de Ribamar e Maciana Feitosa, o juiz da Vara Criminal de Miracema, e demais autoridades do Executivo, Judiciário e da Segurança Pública do município.
Comentários sobre este post