Nesta sexta-feira, 17 de outubro, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) prendeu três homens em Araguaína, desarticulando parte de uma quadrilha especializada em furto de defensivos agrícolas. A ação ocorreu na região da Jacuba, após o compartilhamento de informações estratégicas entre a Polícia Civil do Maranhão (PCMA), a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a PMTO.
A operação teve início na tarde desta sexta-feira (17), quando o 2º Batalhão da PMTO recebeu da PRF a informação de que a carga furtada passaria pelo Tocantins, transitando por Araguaína. Após diligências imediatas, as equipes da Polícia Militar do Tocantins localizaram um caminhão e um carro de passeio, que servia de apoio, parados em um ponto da TO-222, na região da Jacuba. Ao abordar os três homens, foi identificada a carga, que continha cerca de 800 litros de inseticida e 3 mil litros de fungicida, além da constatação de que o caminhão utilizado no transporte também era produto de furto.
A carga, avaliada em R$ 400 mil, havia sido furtada por volta de 00h30 do dia 16, quinta-feira, no depósito de uma propriedade rural no município de Pastos Bons, no Maranhão, e estava sendo transportada com destino ao estado de Minas Gerais. Dois outros suspeitos já haviam sido presos no Maranhão pela Polícia Civil e Militar na mesma data (16). A rápida troca de informações entre as forças de segurança dos estados vizinhos foi crucial para que a PMTO pudesse interceptar os veículos e recuperar o material.
Os três homens presos e os dois veículos, o caminhão com a carga recuperada e o carro de apoio, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Araguaína para as providências legais cabíveis.
Revisão Textual: Elini Oliveira