Na noite de quinta-feira, 17, o Centro Cultural Mauro Cunha foi o grande palco escolhido para a realização da culminância da 1ª Mostra Cultural Artes Sem Limites de Gurupi que, anteriormente, contou com mais três etapas de realização: a primeira, em Formoso do Araguaia, a segunda, na cidade de Peixe e, a terceira, aconteceu sábado passado, 11, no espaço da Feirinha da Amizade, localizada ao lado do Centro Cultural.
Certificação
A Mostra fez parte da cerimônia de entrega de certificação para 11 Pontos de Cultura de Gurupi, reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Cultura (Minc), com destaque para a AGA – Associação Gurupiense de Artesãos.
Projeto da AGA, essa Mostra contou com o apoio especial do Comitê de Cultura no Tocantins – regional Sul/Sudeste, cujos os integrantes fizeram um trabalho de orientação aos fazedores de cultura que estavam participando do evento, sobre os principais mecanismos para participar dos editais da Política Nacional Aldir Blanc.
Promoção da diversidade
A coordenadora do Comitê de Cultura e presidente da Associação Gurupiense de Artesãos, entidade organizadora dessa Mostra, Maria do Socorro Souza Barros, destacou que a iniciativa desse projeto sempre teve como foco a promoção da diversidade e a integração social, bem como, a valorização de artistas PCDs (pessoas com deficiência), por meio de apresentações artísticas em geral.
“Estamos propiciando um espaço de visibilidade e reconhecimento a esse público específico de PCDs”, explicou Maria do Socorro, salientando que além das apresentações artísticas, a Mostra contou com uma diversificada exposição de artesanato tradicional produzido por artesãos de Gurupi e de cidades circunvizinhas, promovendo, assim, da economia criativa.
Sobre o projeto
A 1ª Mostra Cultural Artes Sem Limites de Gurupi é um projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. Trata-se de uma iniciativa da AGA e tem como parceiros, o Comitê de Cultura no Tocantins, as prefeituras de Gurupi, Formoso do Araguaia e Peixe, por meio de seus órgãos de Cultura, além da APAE.