Quase 13 mil estudantes estão inscritos para o Exame, que será aplicado em 14 municípios do Tocantins
Palmas e outros treze municípios do estado terão neste domingo, dia 19 de outubro, a aplicação da segunda edição de 2025 do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato 2025 – 2ª edição). Um total de 12.790 estudantes estão inscritos para fazer a prova que possibilita o ingresso em cursos de graduação presenciais das três instituições federais de ensino superior do estado (UFT, UFNT e IFTO). Esse é o maior número de inscritos entre as três edições do exame já realizadas.
Para garantir a acessibilidade do exame, 171 participantes tiveram suas solicitações deferidas e terão atendimento especial para a realização da prova, podendo contar com recursos diversos como carteira para canhoto, sala especial, tempo extra, possibilidade de amamentar, auxílio de ledor, transcritor ou intérprete, entre outras medidas adotadas pela Coordenação de Processos Seletivos da UFT (Copese).
Kit básico: Caneta preta, documento com foto e lanches em embalagens transparentes
Para fazer a prova, cada participante deve levar uma caneta de tinta preta fabricada em material transparente, além de um documento de identificação original oficial com foto. Nesta edição do Exato, pela primeira vez, serão aceitos documentos digitais para identificação dos participantes. No entanto, eles só serão aceitos se forem gerados na hora e apresentados dentro do aplicativo oficial. Digitalizações, fotos de documentos, pdfs gerados previamente ou cópias, mesmo que autenticadas não serão consideradas válidas. A banca organizadora não se responsabiliza por eventuais falhas nos sistemas de identificação ou falta de acesso à internet, por exemplo, que impeçam a identificação dos participantes.
Quem não tiver seu documento em mãos poderá apresentar um boletim de ocorrência impresso (original e cópia) de perda ou roubo, desde que emitido, no máximo, 60 dias antes da prova.
É recomendável que cada participante leve pelo menos uma garrafinha de água que poderá ser enchida nos bebedouros durante a prova. Mas é preciso ficar atento porque tanto bebidas quanto lanches, balas ou chicletes devem estar armazenados em recipientes (garrafas, potes ou saquinhos) transparentes e sem rótulos ou qualquer conteúdo escrito.
Relógios de qualquer tipo, celulares e outros equipamentos eletrônicos devem ficar desligados e guardados em embalagem lacrada fornecida aos participantes no local.
Horários e Estrutura da Prova
Baseado nos conteúdos previstos no currículo da Educação Básica tocantinense, o Exato tem 80 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas do conhecimento, além de uma prova de redação. Pela manhã, os participantes terão quatro horas para responder 20 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 20 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de elaborar a redação. À tarde o período de prova é mais curto: serão três horas para responder 20 questões de Matemática e suas Tecnologias e outras 20 questões sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Estudantes que tiveram pedido de tempo adicional deferido em função de necessidades específicas comprovadas terão uma hora extra em cada turno para concluir a prova.
As provas iniciam às 8h10, no período da manhã, e às 14h40, no período da tarde, e os portões fecham, respectivamente, às 8h e às 14h30. O acesso dos participantes aos locais de prova será permitido a partir de uma hora antes do fechamento dos portões.
Os conteúdos que podem ser avaliados na prova e as obras literárias reginais indicadas para leitura estão descritos no edital.
TURNO | ABERTURA DOS PORTÕES | FECHAMENTO DOS PORTÕES | INÍCIO DA PROVA | FIM DA PROVA |
MANHÃ | 7h | 8h | 8h10 | 12h10 |
TARDE | 13h30 | 14h30 | 14h40 | 17h40 |
TURNO | ESTRUTURA DA PROVA | TEMPO DE PROVA |
MANHÃ | · Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (20 questões)· Ciências Humanas e suas Tecnologias (20 questões)· Redação | 4 horas |
TARDE | · Matemática e suas Tecnologias (20 questões)· Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20 questões) | 3 horas |
Redação e Língua Estrangeira
No Exato, os participantes podem optar por escrever um entre dois tipos de textos na prova de redação: um texto dissertativo-argumentativo ou uma carta do leitor. Essa opção deverá ser especificada pelo estudante na folha de texto. Os textos devem ser manuscritos com no mínimo sete e no máximo 30 linhas. Caso opte por escrever sua redação em letra de forma, o participante deverá distinguir claramente as letras maiúsculas das minúsculas.
O tema da redação estará relacionado a um dos macrotemas previstos no edital: “Meio ambiente: sustentabilidade, clima e modos de produção”, “Tecnologia e inovação na sociedade contemporânea”, “Diversidade cultural e território” ou “Povos originários e comunidades tradicionais”.
Com relação a questões de língua estrangeira, diferente das provas de vestibular, no Exato não há opção de idioma entre inglês e espanhol. Há apenas questões de Língua Inglesa entre os itens avaliados na área de conhecimento “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”.
Locais de Prova
A aplicação das provas do Exato ocorre em todos os municípios que possuem câmpus de pelo menos uma das instituições conveniadas. Na maioria dos casos, as provas serão realizadas nos próprios câmpus da UFT, da UFNT e/ou do IFTO de cada localidade. No entanto, há exceções: em Palmas, onde 38% dos participantes farão a prova, além dos câmpus da UFT e do IFTO, o Câmpus da Unitins e a Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré terão aplicação do Exato, assim como a Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, em Araguaína, e o Câmpus da Unitins em Paraíso. Em Palmas, Araguaína e Tocantinópolis os participantes precisam ficar atentos ao fato de que haverá mais de um local de aplicação. Por isso, é importante que cada participante consulte no site www.uft.edu.br/exato20252 a localidade, o bloco e a sala onde está alocado (veja a lista de endereços abaixo) e, de preferência, procure conhecer o local previamente para evitar atrasos no dia da prova.