MEUS AMIGOS E MINHAS AMIGAS,
O sofrimento que de modo especial o povo gaúcho está passando comove o mundo inteiro; vidas ceifadas, pessoas machucadas, prejuízos materiais, falta de alimentação e alojamentos adequados, medicamentos, roubos e saques feitos por marginais da pior estirpe, enfim, uma catástrofe que certamente ficará marcada na memória da gente riograndense e de todos aqueles que sofrem junto.
Ai deles se não fosse a solidariedade do povo brasileiro!
O TOCANTINS…
Vez por outra também passa por problemas sérios de cheias, quem é ribeirinho sabe o quanto é difícil enfrentar essa realidade dura e cruel muitas das vezes causadas pelo próprio homem, aliás, as profecias bíblicas estão se cumprindo através das palavras de DEUS.
Em Mateus 24:6–8 está escrito:
“E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores”.
Alguém duvida?
MIRACEMA 1980, UM ANO PARA ESQUECER
Em 1980, a cidade de Miracema do Norte, até então, hoje do Tocantins, quase foi varrida do mapa devido a cheia do caudaloso Rio que banha grande parte do nosso Estado.
Lembro-me bem, poucas casas se sustentaram em pé, apenas a região da Praça Derocy Morais e Fued Sebba; tudo ilhado, sem água e energia, a propósito, havia “luz” na padaria do “Seu Henos” graças a um gerador que possuía e pode matar a fome de muita gente com os pães que fabricava e distribuía.
A CASA DOS MEUS AVÓS…
Uma das poucas firmes devido sua localização central recebeu água até o terraço.
À noite, toda hora alguém ia olhar o nível; o transporte eram canoas a remo e voadeiras, o que hoje denomino de centro histórico tudo debaixo d’água.
Como era triste ouvirmos, especialmente nas madrugadas o barulho das casas caindo e o povo chorando sem ter para onde ir, a não ser para chácaras, fazendas ou alojamentos de lona próximos à antiga estação rodoviária do “Seu Beltrão”.
Calamidade pública!
O Presidente João Figueiredo enviou o Ministro do Interior Mário Andreazza para verificar a situação e providenciar ajuda federal.
MAS, COM AJUDA DE DEUS…
Dos Governos, da sua gente brava e guerreira, e de um homem chamado Boanerges Moreira de Paula, prefeito municipal, a Miracema de todos nós foi reconstruída sobrevivendo até hoje.
EM QUE PESE…
Ter sido depois escolhida como capital provisória do recém criado Estado do Tocantins e abrigado de braços abertos brasileiros e brasileiras como dizia o presidente José Sarney, aliás, foi ele quem determinou que o começo de tudo seria ali, até os dias atuais paga um preço alto por ter crescido de forma abrupta, e ter sido deixada sem as condições de “crescer com as próprias pernas”.
Uma dívida que os governantes acumulam ao longo de décadas, uma cidade histórica que observa incentivos para outras menos para ela, mas, que mesmo assim não esmorece, continua elegendo uns e outros na esperança que um dia a realidade mude.
Essa é a Minha Opinião!
LEAL JUNIOR competência comprovada em fazer jornalismo sério, imparcial e com responsabilidade!
ANUNCIE NO PORTAL LJ E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348
COLUNA DO LEAL! Patrocínio J.Lima Imóveis, BRK, Prefeitura de Lajeado Guimarães Magazine, Drogaria Camargo, Ideal Construções, Câmara de Vereadores de Tocantínia, Central Mat. de Construções, Prefeitura de Tocantínia, ACIAM, Câmara de Vereadores de Lajeado, Supermercado Alô Alô São Paulo, Lelo Gás, Câmara de Vereadores de Miracema e Hidro Forte Saneamento !
Siga nosso Instagram – portal.lj
Comentários sobre este post