Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins
Com o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre os direitos e garantias da pessoa idosa, na tarde desta terça-feira, 7, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, por meio da Polícia Civil, realizou na cidade de Colméia uma palestra para idosos do Centro de Convivência do Idoso.
O evento faz parte da Operação Virtude, lançada pelas Forças de Segurança do Tocantins no último dia 1º de outubro. A ação visa, além de promover atividades de conscientização, realizar fiscalizações em instituições de longa permanência, investigar denúncias de maus-tratos e outras violações contra pessoas idosas em todo o território nacional, fortalecendo o enfrentamento à violência contra essa parcela mais vulnerável da população brasileira.
Na oportunidade, o delegado Anderson Casé, coordenador estadual da Operação Virtude, juntamente com demais policiais civis da Delegacia de Atendimento à Vulneráveis (DAV), ministrou a palestra para aproximadamente 25 idosos. De forma clara, objetiva e com linguagem acessível, o delegado Casé falou sobre os direitos e garantias da pessoa idosa previstos no Estatuto do Idoso.
A autoridade policial também explicou os diferentes tipos de crimes que podem ser cometidos contra idosos e orientou os presentes sobre maneiras de se precaver e acionar as forças de segurança. Na ocasião, o coordenador respondeu dúvidas dos participantes e ressaltou a importância de adotar as cautelas necessárias para evitar ser vítima de ilícitos.
O delegado classificou a ação como extremamente exitosa, especialmente por ter ocorrido próximo ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro. Segundo ele, o evento ganha contornos ainda mais significativos por integrar uma operação de âmbito nacional que busca promover ações preventivas e educativas, beneficiando diretamente as pessoas idosas, preservando seus direitos e alertando a sociedade sobre a importância de colaborar com as forças de segurança no combate a crimes praticados contra esse público.
“Esse é um momento muito gratificante: poder fazer esses esclarecimentos, levar uma palavra de apoio a todos os idosos aqui do Centro de Convivência de Colméia e dizer que eles não estão sozinhos. A Secretaria da Segurança Pública, a Polícia Civil e os demais órgãos estaduais e municipais estão empenhados em construir uma sociedade mais segura para todos eles”, frisou o delegado Anderson Casé.
Operação Virtude
A Operação Virtude é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. No Tocantins, a ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Superintendência de Segurança Integrada e da Diretoria do Sistema Integrado de Operações. A operação será realizada ao longo de todo o mês de outubro em diversas cidades do Estado.