Em um movimento de integração entre instituições, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Polícia Militar do Tocantins realizaram o primeiro encontro entre os atuais titulares das pastas para alinhar ações voltadas ao fortalecimento das escolas militares e cívico militares da rede estadual. O objetivo principal da reunião é o aprimoramento dos serviços prestados pelo Governo do Tocantins à comunidade escolar, aperfeiçoando o atendimento nas unidades de ensino, com base em uma atuação conjunta e estratégica.
Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 41 unidades de ensino militares e cívicos militares, que atendem mais de 19.200 estudantes, em 30 municípios tocantinenses, em diversas regiões do estado.
O secretário da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, ressaltou que o encontro marca um novo momento de integração entre as instituições, com foco na melhoria da qualidade do ensino ofertado aos estudantes da rede estadual.
“Estamos construindo uma gestão pautada na cooperação e na eficiência. Sentar à mesma mesa com a Polícia Militar significa alinhar esforços em prol da educação pública, garantindo escolas mais organizadas, seguras e comprometidas com o aprendizado dos nossos estudantes. Essa parceria fortalece o papel das escolas militares como espaços de formação integral, onde a disciplina e o conhecimento caminham juntos para promover uma educação de qualidade em todo o Tocantins”, destacou o secretário.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, reforçou a parceria sólida entre as instituições. “Temos uma sintonia muito forte com a Educação. Além do trabalho nas escolas militares, queremos ampliar os atendimentos do Proerd, contribuindo para a redução da violência e do uso de drogas. Essa união é fundamental para o bem-estar dos nossos estudantes”, e aproveitou para agradecer e desejar sucesso ao novo gestor da Seduc.
Proerd
Em 2025, o Programa de Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) completa 22 anos de atuação no Tocantins. A iniciativa do Governo do Tocantins, desenvolvida pela Polícia Militar, em parceria com as escolas públicas, tem como objetivo prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes, por meio de ações educativas e atividades interativas.
“Fortalecer a cultura de paz e o diálogo constante nas escolas, para minimizar esses danos e promover um ambiente escolar mais saudável é a missão do Proerd”, pontuou o tenente-coronel João de Souza.
Revisão Textual: Liliane de Oliveira/Governo do Tocantins