Tocantinia, a “Princesinha do Sertão”, como é carinhosamente chamada, está completando 72 anos de emancipação política nesta terça-feira,07, com grandes comemorações promovidas pela Prefeitura Municipal.
A cidade, que é administrada por João Alberto Coelho Machado, tendo como primeira dama Sâmua Rosa e vice-prefeita Jordana Monteiro, tem experimentado um grande desenvolvimento em decorrência do bom trabalhado executado pelos recentes prefeitos, leia-se, Manoel Silvino e João Alberto, não esquecendo de todos que governaram o município sempre com muita responsabilidade e espírito público.
O atual gestor, que tem tido uma aprovação extraordinária por parte da comunidade, vem a cada dia trazendo benefícios e inovações que estão tendo um papel fundamental no crescimento da cidade.
Vereador por vários mandatos, vice-prefeito, e agora chefe do executivo, João Alberto ao longo dos anos tem tido uma carreira sólida sempre buscando melhorias para Tocantínia, fato comprovado nesse período à frente da gestão.
“São 72 anos de história, cultura e tradição, de um povo alegre, trabalhador e cheio de fé, que carrega em seu coração o orgulho de suas origens e o respeito aos nossos irmãos indígenas” afirmou Coelho.
Para ele, Tocantínia é formada por gente simples, contudo, de alma grandiosa, gente que luta, acredita, sonha e faz acontecer.
“Quero agradecer a toda população que não nos tem faltado durante todos esses anos, ao mesmo tempo em que, aproveito para reafirmar a renovação dos nossos sonhos que através de muito trabalho e dedicação haveremos de transformá-los em realidade; Parabéns Tocantinia” afirmou João Alberto ao PORTAL LJ.
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO
Tudo começou com histórias de lutas, esforços e conquistas de religiosos e religiosas que com atos históricos começavam arraigar profundamente seu trabalho para que posteriormente os frutos fossem colhidos.
Como o Padre Frei Antônio de Ganges, que chegou a esta Terra por volta de 1860, com 30 anos de idade, com o objetivo de trabalhar e catequizar os índios Xerentes, permanecendo por aqui durante 40 anos.
O primeiro nome dado a nossa cidade foi Tereza Cristina, em homenagem a então Imperatriz do Brasil esposa de D. Pedro II, sendo mais tarde substituído por Piabanha, devido a existência de um ribeirão com este nome.
Somente em 1936, recebeu o nome de Tocantínia por iniciativa do Deputado João de Abreu, motivado pelo Rio Tocantins.
No entanto, só veio a ser emancipada em 07 de outubro de 1953, rompendo definitivamente sua ligação com o município de Pedro Afonso, conquistando assim sua autonomia política.





PROPAGANDA NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO!!!
ANUNCIE NO PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA E OUVIDA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348