Os donos de veículos registrados no Tocantins devem ficar atentos ao prazo de pagamento do licenciamento, que termina no dia 15 de outubro. A taxa é obrigatória e vai possibilitar a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e).
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), o boleto para pagamento pode ser acessado por meio do site de serviços do órgão. Por isso, não é preciso ir até as unidades do Detran.
O proprietário vai inserir a placa do veículo e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Depois, é possível emitir a guia de pagamento. Após pagar a taxa do licenciamento, o usuário pode emitir o CRLV-e, que ficará disponível em formato digital.
Além desse pagamento, o Detran alertou que só é possível obter o CRLV-e se o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) também estiver pago.
O IPVA também pode ser emitido pela internet. Para isso é preciso inserir na página os números do Renavam, a placa do veículo e o CPF ou CNPJ do proprietário. Uma guia de Documento de Arrecadação Fiscal (Dare) será gerada com código de barras e um QR Code, possibilitando o pagamento via PIX.
Caso o dono de veículo não pague o licenciamento ou IPVA, estará cometendo infração gravíssima, com aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa no valor de R$ 293,47 e retenção do veículo até a regularização da situação. Também é cobrada uma multa administrativa sobre o imposto de R$ 36,86, informou o órgão.