A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), se reuniu na manhã desta quinta-feira (2/10) com a deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê acabar com a escala de trabalho 6×1.
O encontro ocorreu um dia após a Câmara dos Deputados aprovar, por unanimidade, o projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) — outro tema importante para a agenda trabalhista no Congresso.
Após a reunião, a ministra manifestou apoio à proposta e defendeu a convocação de líderes, deputados e senadores para avançar com a proposta.
“A gente já tem colocado na pauta do governo a contrariedade com a escala 6×1. O presidente Lula tem se manifestado e nós temos que mudar o regime de trabalho dos trabalhadores. As pessoas têm que ter mais tempo para viver, mais tempo para se dedicar à sua família, ter lazer, enfim, ter qualidade de vida”, disse a titular da pasta em um vídeo publicado nas redes sociais.
Em março, a Gleisi e Erika já haviam se reunido para discutir o tema. Na época, a ministra se comprometeu a intermediar conversas com os ministérios da Fazenda, Casa Civil, Previdência e Trabalho para avaliar os impactos econômicos da mudança, sobretudo entre os pequenos negócios.
A PEC do fim da escala 6×1 foi protocolada na Câmara dos Deputados em fevereiro, após grande mobilização. A proposta apresentada prevê reduzir a jornada de trabalho no Brasil de 44 horas para 36 horas semanais.