A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) lança, nesta quinta-feira (02/10), uma força-tarefa que mira o combate à falsificação de bebidas em bares e distribuidoras de todo o estado. A operação integrada reunirá todas as forças de segurança pública, que, em conjunto, visitarão estabelecimentos, verificarão produtos e coibir prática criminosas.
A medida acontece após episódios de contaminação de humanos por metanol, no Brasil. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria da Saúde do estado de São Paulo, são 37 casos registrados desde o mês de setembro — 27 suspeitos e 10 confirmados. A pasta também atualizou o número de mortes para 6 — 5 sob investigação e uma confirmada. Também há suspeita de casos em Pernambuco.
Durante a operação, equipes vão realizar fiscalizações simultâneas em diferentes municípios, inspecionando rótulos, selos fiscais e condições de armazenamento dos produtos, além de verificar se os estabelecimentos cumprem as normas legais de comercialização.
Fiscalização
Participam da ação todas as forças de segurança pública: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, equipes da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e Procon-GO. O Procon-GO orienta os consumidores e reforça a importância de verificar a procedência das bebidas antes da compra.
A iniciativa tem caráter preventivo e surge em meio à crise registrada em razão de bebidas falsificadas, que resultaram em mortes e internações em estados brasileiros. Em Goiás, até o momento, não há registros de casos semelhantes. No entanto, segundo o secretário de SSP, o governo estadual trabalha com o princípio da antecipação, adotando medidas antes que problemas se instalem.
Mobilização de bares
Antes mesmo de qualquer caso ser registrado em Goiás, bares, casas noturnas e promotores de festas já entraram em campo para blindar a própria imagem. O medo é de perder a confiança do público.
Em uma das ações, uma nota conjunta, publicada em redes sociais, os estabelecimentos buscam esclarecer que a compra de destilados é feita exclusivamente de distribuidores oficiais, sempre com nota fiscal e lacre de fábrica.