Dorival Júnior trata a convocação da Seleção Brasileira desta sexta-feira (10) como fundamental para o projeto que termina ao fim da Copa do Mundo de 2026, nos Estados, México e Canadá. A lista servirá para os amistosos de junho e para a Copa América dos Estados Unidos, com um detalhe importante: haverá tempo para treinar.
O evento começa ao meio-dia, na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio. Inicialmente, a relação seria apresentada no final da semana que vem, mas o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, estará viajando para a Tailândia, onde ocorrerá no dia 17 de maio o Congresso da Fifa que definirá a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. O Brasil concorre contra a candidatura tripla da Europa de Alemanha, Bélgica e Holanda.
O técnico Dorival Júnior irá anunciar uma lista definitiva, que servirá para a Copa América, que será de 20 de junho a 14 de julho, e para os dois amistosos da Data-Fifa de junho. O Brasil irá enfrentar o México, no dia 8, no Kyle Field, em College Station, no Texas, e os EUA no dia 12, no Camping World Stadium, em Orlando.
A comissão técnica ainda define quantos jogadores serão convocados. O limite de inscritos para a Copa América é de 23 atletas (com três goleiros), mas Dorival poderia chamar nomes extras para observar nos amistosos e nos treinamentos até meados de junho. A relação final para o torneio oficial tem que ser enviada até 12 de junho.
Tempo para trabalhar
Depois da Copa do Mundo do Catar, em 2022, quando o Brasil caiu nas quartas de final para a Croácia, será a primeira vez quem um treinador terá tempo contínuo para treinar os jogadores da Seleção Brasileira. Antecessores de Dorival, o interino Ramon Menezes teve duas Datas-Fifa, dez dias em cada, e Fernando Diniz três, também dez dias em cada. Se o Brasil chegar à final da Copa América, Dorival terá 45 dias ininterruptos de trabalho.
Os jogadores que atuam na Europa vão se apresentar no dia 30 de maio. Já aqueles que defendem times brasileiros começaram a treinar em Orlando, que será a base da delegação nos Estados Unidos, em 3 de junho.
Neste período na cidade da Flórida, o Brasil vai treinar no ESPN Wide World of Sports e ficará hospedado no Four Seasons Resort Orlando.
Pela programação, a delegação só deixará Orlando na fase de treinamentos para enfrentar os mexicanos no amistoso do dia 8 de junho. No dia 6, os jogadores embarcam para o Texas e voltam para a Flórida no dia seguinte. A partir daí, o time seguirá treinando em Orlando até o dia 20 de junho, quando embarca para Los Angeles, onde fará o jogo de estreia na Copa América no dia 24 de junho.
A lista
Dorival Júnior já enviou à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) uma lista provisória para a Copa América, entre 35 e 55 nomes. A definitiva, com os 23 que de fato jogarão a competição, tem que ser remetida até 12 junho. Portanto, ele poderia levar mais atletas aos EUA e cortar nomes da lista final após os amistosos.
Nomes como os de Vinícius Júnior e Rodrygo-ESP, do Real Madrid-ESP, Lucas Paquetá, do West Ham-ING, Danilo, da Juventus-ITA, Marquinhos, do PSG-FRA, e Bruno Guimarães, do Newcastle-ING, são certos na convocação. Do Brasil, Endrick, do Palmeiras, entrou na pré-lista e deve estar na relação final.
A Copa América terá 16 participantes, dez da América do Sul e seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central). São quatro grupos de quatro, com confrontos dentro das chaves, e os dois primeiros de cada se classificando para as quartas de final. A partir daí são jogos eliminatórios até se conhecer o campeão.
Os jogos do Brasil na primeira fase
- 21/06 Brasil x Costa Rica, no SoFI Stadium, em Inglewood (região de Los Angeles)
- 28/06 Brasil x Paraguai, no Allegiant Stadium, em Las Vegas
- 02/07 Brasil x Colômbia, no Levi’s Stadium, em Santa Clara (região de San Francisco)
Veja os grupos da Copa América
Grupo A
- Argentina
- Peru
- Chile
- Canadá
Grupo B
- México
- Equador
- Venezuela
- Jamaica
Grupo C
- Estados Unidos
- Uruguai
- Panamá
- Bolívia
Grupo D
- Brasil
- Colômbia
- Paraguai
- Costa Rica
Comentários sobre este post