A equipe multiprofissional da Escola Estadual Floresta, localizada no povoado Campo Alegre, município de Paranã, promoveu oficinas de redação e de poesia, que contou com a presença do escritor Osmar Casagrande, membro da Academia Palmense de Letras e da Academia Tocantinense de Letras. O evento foi realizado no dia 18 de setembro de 2025, e a ação faz parte do projeto “Potencializando Saberes: conexões que transformam”.
A oficina de redação foi destinada aos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio e a de poesia foi direcionada aos estudantes do 4º ao 7º do ensino fundamental. O objetivo das oficinas foi estimular a criatividade e desenvolver um maior interesse pela literatura entre os estudantes. E ao mesmo tempo, os alunos tiveram uma interação com o escritor e conheceram parte de sua obra. E também participaram alunos do 4º e 5º do ensino fundamental são da Escola Municipal Professora Cândida.
“A presença do escritor Osmar Casagrande foi fundamental para o sucesso das oficinas. Com sua experiência e conhecimento em literatura, ele compartilhou ideias e técnicas com os estudantes, ajudando-os a desenvolver suas habilidades de escrita e expressão. As oficinas proporcionaram uma oportunidade para que os estudantes se conectassem com a literatura de forma mais profunda e significativa, o que pode ter um impacto positivo em seu desempenho acadêmico e em sua vida profissional”, explicou a psicóloga Camilla Emili Araujo de Souza da Cunha, membro da equipe multiprofissional.
As oficinas representaram uma forma de promover a leitura e a escrita de forma criativa e divertida, essencial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e cognitivas dos estudantes.
“As oficinas de redação e de poesia foram incríveis e nos permitiram observar aprendizagens e a criatividade dos estudantes. Estamos orgulhosas de fazer parte desse projeto e acreditamos que essas oficinas foram fundamentais para fortalecer as habilidades socioemocionais e linguísticas dos estudantes”, frisou Dilvaneth da Silva Farias Bezerra, assistente social da equipe multiprofissional.
“Essa atividade se conecta com a proposta do projeto de promover a leitura e a escrita como ferramentas para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. Ao trabalhar com a literatura de forma criativa e divertida os estudantes puderam desenvolver suas habilidades linguísticas e cognitivas, ao mesmo tempo em que exploram suas próprias ideias e perspectivas”, afirmou Luana Araujo de Souza, orientadora educacional da equipe multiprofissional.
O escritor Osmar Casagrande comentou sobre a sua participação na escola. “Destaco que fui homenageado como escritor no encerramento da oficina, quando alunos interpretaram vários poemas de minha autoria. Eu gostaria de destacar a atenção que recebi quando cheguei ao povoado, por professores, pela diretora da escola Edileuza Araujo de Souza, estudantes e comunidade”, frisou Osmar Casagrande.
“A oficina de redação com o escritor Osmar Casagrande foi simplesmente espetacular. Suas dicas e a paixão pela escrita me inspiraram profundamente. Saí de lá com novas ideias e uma energia renovada para escrever. Um momento marcante na minha jornada criativa”, destacou a estudante Anna Julia, do 9º ano do ensino fundamental.