O Colégio Estadual Dom Orione, de Tocantinópolis, promoveu na sexta-feira, 26, a segunda edição da exposição Roma em miniatura: grandeza eterna em detalhes. A ação envolveu toda a comunidade escolar e promoveu a aprendizagem ativa.
Desenvolvido pela professora de História, Amanda Cristina, o projeto trabalhou o conteúdo sobre a Roma Antiga, transformando o aprendizado em experiência prática, em que os estudantes pesquisaram a civilização romana, compreendendo os aspectos históricos e políticos, bem como a grandiosidade de sua arquitetura.
A partir da pesquisa, foram produzidas maquetes de monumentos como coliseus, aquedutos, templos e anfiteatros para exposição, com riqueza de detalhes. Os estudantes apresentaram as produções aos colegas, professores e visitantes, explicando a história, curiosidades e fundamentos de cada construção.
A professora Amanda Cristina destacou que o uso de maquetes vai além da simples reprodução visual. “Quando os alunos constroem e explicam, eles se tornam autores do conhecimento e protagonistas do processo. Esse tipo de atividade torna o estudo da História mais vivo e próximo da realidade deles”, ressaltou a docente.
Além dos conteúdos trabalhados na disciplina de História, os estudantes estudaram noções de artes, geografia, arquitetura e até mesmo matemática, ao pensar em proporções e formas para suas maquetes. Dessa forma, o trabalho desenvolvido de forma interdisciplinar enriqueceu o ensino.
Letícia da Silva, estudante da 1ª série do ensino médio, conta que gostou muito da ação. “Foi uma experiência única ter feito a maquete do panteão. Pesquisei muito e gostei bastante. Eu sou muito apaixonada por Roma, por isso procuro saber mais sobre os monumentos das histórias e outras obras”, destacou.
Marina Araújo, estudante da 1ª série do ensino médio, conta que o trabalho foi uma forma de envolvimento com o conteúdo. “Eu amo fazer maquete. É o meu tipo de trabalho favorito. A gente realmente entra no tema, estuda o conteúdo todo e se envolve”, afirmou.
Eyshila Maria, estudante da 1ª série do ensino médio, comentou sobre a pesquisa realizada sobre o Coliseu. “O trabalho sobre o Coliseu foi bem interessante, pois a gente conseguiu entender mais sobre os tipos de construção, a conservação do local, além de entender como era o teatro Romano e como eram feitas as apresentações, dentre outros fatores”, ponderou.
A técnica do Currículo da Área de Humanas da Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis, Reisimar Sales Guimarães, ressaltou a relevância da iniciativa. “Os estudantes abordaram cada monumento histórico com profundidade. A utilização de materiais como gesso, papelão e madeira demonstrou muita criatividade dos estudantes. Os monumentos como o Panteão, o Coliseu, o Arco de Tito, o Aqueduto de Roma e outros ganharam vida e forma pelas mãos dos estudantes”, concluiu.
O evento no Colégio Estadual Dom Orione demonstrou como a prática pedagógica inovadora pode transformar conteúdos complexos, como o estudo da Roma Antiga, em experiências significativas e memoráveis. Para os alunos, mais do que decorar datas ou nomes, a atividade proporcionou a compreensão de que os monumentos romanos são símbolos de poder, cultura e legado histórico, ainda presentes no mundo contemporâneo.