Quinze vagões de um trem de carga descarrilaram na linha férrea em Araraquara, no interior de São Paulo. O caso foi registrado nessa quinta-feira (25/9), após o trem carregado com milho colidir com um caminhão carregado com cana-de-açúcar.
A composição colidiu com o caminhão e o arrastou por, aproximadamente, 200 metros, em uma passagem de nível próxima ao bairro Aparecinha, nas imediações da Estação do Ouro. Os motivos do acidente ainda serão apurados e não houve registro de feridos.
Com a força do impacto, 15 vagões saíram dos trilhos e tombaram, fazendo com que a carga de milho se espalhasse pelo local. A linha férrea ficou visivelmente danificada e retorcida.
Equipes da Rumo Logística, concessionária responsável pela ferrovia, estão no local trabalhando na remoção dos vagões e na avaliação dos danos para o restabelecimento do tráfego.
Em nota, a Rumo informou que “um caminhão furou a preferencial de uma passagem em nível devidamente sinalizada no município de Araraquara (SP)”.
“O motorista avançou a linha férrea no momento em que o trem se aproximava, o maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar a colisão devido à proximidade, ao peso e ao tamanho da composição. O impacto resultou no tombamento de 14 vagões e no descarrilamento de duas locomotivas. Não houve feridos”, completou.
A concessionária acrescentou que, “conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial para a passagem de trens. Atravessar uma passagem em nível sem parar é uma infração gravíssima”.