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Gol anuncia fim das negociações para fusão com a Azul

Metrópoles por Metrópoles
26/09/2025
em Economia
Tempo de leitura: 2 minutos
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Gol anuncia fim das negociações para fusão com a Azul

Foto: Montagem sobre fotos de Michael Melo e Breno Esaki/Metrópoles

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A Gol Linhas Aéreas anunciou, nessa quinta-feira (25/9), que encerrou as negociações para a fusão com a Azul linhas aéreas. O documento com as informações foi publicado no site da companhia, na área de relações com investidores.

A decisão de encerrar as negociações para a fusão partiu da Abra Group Limited (Abra), controladora indireta da Gol, que enviou uma comunicação a respeito do fato diretamente para a Azul.

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“(A Gol) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que a Companhia recebeu comunicação da Abra Group Limited (Abra), controladora indireta da Gol, informando que a Abra apresentou comunicado à Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. (Azul) encerrando as discussões com relação à possível combinação de negócios que estava sendo negociada entre Azul e Abra, envolvendo a Azul ou suas subsidiárias ou afiliadas”, diz trecho do documento.

A intenção de realizar um processo de fusão entre as duas companhias foi divulgado em 15 de janeiro deste ano. À época a Gol publicou um comunicado ao mercado no qual dizia ter sido notificada pela controladora a respeito da assinatura de um memorando de entendimentos.

Compartilhamento

As companhias aéreas Azul e Gol haviam anunciado, em 23 de maio de 2024, um acordo de cooperação comercial que permitiria o compartilhamento de voos no Brasil a partir do fim de junho daquele ano. A iniciativa abrangeria apenas rotas domésticas exclusivas, ou seja, aquelas operadas por apenas uma das duas empresas.Play Video

A parceria anunciada em maio de 2024 era do tipo “codeshare” (literalmente, “compartilhamento de código”). Isto significa que o consumidor compra uma passagem em uma empresa e, na hora do embarque, pode viajar no avião da outra.

Este “codeshare” foi alvo de uma análise do Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). No dia 3 deste mês, a corte determinou prazo de 30 dias para que as companhias notificassem o Cade a respeito do acordo de compartilhamento de voos (“codeshare”). O próprio tribunal avisou que, depois disto, faria a análise para verificar se o compartilhamento de voos representava riscos à concorrência.

Bilhetes da parceria

Em outra nota, endereçada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) esclarece que vai honrar “os bilhetes comercializados no âmbito da parceria”. A Gol opera 147 rotas domésticas e 42 rotas internacionais. A Gol e a Azul são duas das três maiores companhias do setor de aviação do Brasil.

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