Os resgates realizados por voluntários com embarcações, partindo do Lago Guaíba, em Porto Alegre, foram retomados ainda na quarta-feira (8), horas depois de uma interrupção provocada pela chuva. A prefeitura da capital gaúcha chegou a pedir a suspensão dos salvamentos, por volta das 14h de ontem, pois as condições meteorológicas apresentavam riscos às pessoas.
Os preparativos para novas buscas, nesta quinta-feira (9), começaram logo cedo, pouco depois das 6h da manhã, quando o sol apareceu na cidade. Os Bombeiros e a Defesa Civil apoiam os voluntários.
De Porto Alegre, as equipes saem em direção ao outro lado do Guaíba, onde está o bairro Arquipélago, formado por 16 ilhas, e também as cidades de Eldorado do Sul e Guaíba, na região metropolitana da capital. Ambas fortemente afetadas pelas chuvas.
Ao regressarem com as vítimas, elas recebem atendimento médico, farmacêutico e psicológico na chegada a Porto Alegre. Alimentos e roupas também são fornecidos antes do direcionamento a abrigos ou casas de parentes ou amigos.
A medição mais recente do nível do Guaíba apontou a altura de 5,15 metros. A expectativa é que o lago chegue à casa dos 4 metros ainda hoje.
A temperatura caiu em Porto Alegre nesta quinta-feira e o ar polar deve afastar nuvens carregadas de chuva da região. A previsão de chuva apenas no norte do estado. Apesar disso, novos transtornos são esperados até o final de semana, quando novos temporais devem ocorrer.
Comentários sobre este post