segunda-feira, 10 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Alzheimer: o que há de mais novo na medicina para combater a doença?

Novos medicamentos, exames e estratégias de prevenção ampliam perspectivas contra o Alzheimer, mas cura parece distante para os médicos

Metrópoles por Metrópoles
22/09/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Popartic/Getty Images

Popartic/Getty Images

CompartilharCompartilhar

Há décadas, o Alzheimer tem sido um desafio difícil para a medicina. Embora avanços recentes tenham reacendido a esperança de se chegar a uma cura desta forma de demência, ainda parece distante e inacessível à maioria da população o futuro em que esta doença possa ser erradicada.

Na busca pela cura, dois novos fármacos e um exame de sangue pioneiro sugerem caminhos para enfrentar o Alzheimer. O primeiro remédio é o donanemabe, da Eli Lilly, capaz de retardar a progressão da doença em 30% dos pacientes quando usados na fase inicial. Também chama a atenção o lecanemabe, da Biogen e da Eisai. Administrado por infusão intravenosa, demonstrou retardar a progressão da doença em cerca de 27% durante 18 meses.

ARTIGOSRELACIONADOS

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Anvisa libera venda de omeprazol sem necessidade de prescrição médica

08/11/2025
Foto: Getty Images

Whey ou albumina? Entenda as diferenças entre os suplementos

08/11/2025

Embora ambos remédios sejam uma vitória no tratamento, o efeito deles é modesto, restrito a estágios iniciais, e pode trazer riscos, como hemorragias cerebrais graves durante o uso. O alto custo também pesa no debate, com o tratamento custando mais de R$ 25 mil mensais.

“Estamos entrando em uma era em que o tratamento deixa de ser apenas sintomático e passa a oferecer a perspectiva de modificar o curso da doença, mas essas ainda são terapias inovadoras, e não uma cura”, explicou o médico Diogo Haddad, chefe do Centro Especializado em Neurologia, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Enquanto isso, o especialista aponta que medicamentos consolidados seguem como base do cuidado. Donepezila, rivastigmina, galantamina e memantina ainda são os mais usados no Brasil. Eles não mudam a progressão, mas estabilizam sintomas e oferecem qualidade de vida.Play Video


O que é o Alzheimer?

  • O Alzheimer é uma doença que afeta o funcionamento do cérebro de forma progressiva, prejudicando a memória e outras funções cognitivas.
  • Ainda não se sabe exatamente o que causa o problema, mas há indícios de que ele esteja ligado à genética.
  • É o tipo mais comum de demência em pessoas idosas e, segundo o Ministério da Saúde, responde por mais da metade dos casos registrados no Brasil.
  • O sinal mais comum no início é a perda de memória recente. Com o avanço da doença, surgem outros sintomas mais intensos, como dificuldade para lembrar de fatos antigos, confusão com horários e lugares, irritabilidade, mudanças na fala e na forma de se comunicar.

Diagnóstico precoce para o Alzheimer

O Alzheimer responde por cerca de 70% dos casos de demência no mundo e está entre as principais causas de morte em idosos. O impacto sobre famílias e sistemas de saúde é crescente e, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, melhores são as chances de retardar o declínio cognitivo.

Por isso, melhorar o diagnóstico também tem sido uma frente de atuação da ciência. O diagnóstico padrão exige punção lombar ou exames de imagem de alto custo. Isso exclui pacientes de risco e limita o rastreio populacional. Um teste de sangue que mede biomarcadores foi lançado nos EUA em maio, mas enfrenta barreiras para aprovação global e escalonamento para atender mais pessoas.

Nos Estados Unidos, a Associação de Alzheimer passou a considerar biomarcadores suficientes para diagnóstico. Outros especialistas defendem a combinação entre exames clínicos, avaliação cognitiva e histórico médico. A divergência reflete visões distintas sobre precisão e segurança.

“Em casos duvidosos, ainda podemos recorrer a exames mais avançados, como a análise do líquido cefalorraquidiano, que identifica proteínas associadas ao Alzheimer, mas este exame é muito invasivo”, afirmou Roni Mukamal, médico geriatra e superintendente de medicina preventiva da MedSênior.

Ele alerta que, diante de qualquer suspeita, o ideal é procurar a avaliação médica. “O que diferencia o Alzheimer do esquecimento comum é quando a perda de memória passa a interferir no cotidiano. O paciente começa a esquecer de pagar contas, de cozinhar como fazia antes ou se perde em trajetos conhecidos”, explica o geriatra.

Prevenção e fatores de risco em foco

Estudos apontam que até 45% dos casos de demência poderiam ser prevenidos ou retardados com redução de fatores de risco. Obesidade, tabagismo, hipertensão, diabetes e inatividade física estão entre os mais importantes. O isolamento social e a perda auditiva também pesam.

“Quanto mais estimulamos o cérebro desde cedo, mais criamos uma ‘reserva cognitiva’, que pode proteger contra o Alzheimer. Estudar, aprender coisas novas e manter-se ativo intelectualmente ajudam a retardar o aparecimento”, destaca Mukamal.

Apesar do avanço da ciência, mitos ainda confundem pacientes e famílias. Suplementos, vitaminas e pílulas para circulação continuam sendo divulgados como preventivos, sem evidência real. Especialistas alertam que estilo de vida saudável é a única medida comprovada.

Apenas 5% dos casos têm origem genética forte, em famílias com sintomas precoces. Nos demais, o fator hereditário interage com ambiente e hábitos de vida. Por isso, manter uma dieta saudável, se exercitar e fazer os check-ups de saúde com frequência seguem sendo a melhor estratégia.

Anterior

Pequi: o “ouro do Cerrado” que pode proteger rins, coração e fígado

Próximo

Brasil tem uma tentativa de suicídio de adolescentes a cada 10 minutos

Próximo
Justin Paget/ Getty Images

Brasil tem uma tentativa de suicídio de adolescentes a cada 10 minutos

LEIA TAMBÉM

Educação

Veja lista do que é permitido levar para a prova do Enem

08/11/2025
Tocantins

Projeto Visita Guiada recebe estudantes paraenses na Assembleia Legislativa do Tocantins

08/11/2025
Tocantins

Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes debate regulação ética da inteligência artificial no I Fórum de Buenos Aires

08/11/2025
Tocantins

Governo do Tocantins lança o projeto Floresta+Amazônia  para recompensar financeiramente produtores que preservam a vegetação nativa em seus imóveis

08/11/2025
Tocantins

SecMulher reforça ações de enfrentamento à violência com a Patrulha Mulher Segura

08/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público

08/11/2025
Segurança

Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas

08/11/2025
Segurança

Homem é assassinado com golpe de faca no tórax após discussão em Palmas

08/11/2025
Segurança

Operação em fábricas clandestinas apreende 11 mil litros de cachaça e destilados

08/11/2025
COLUNA DO LEAL

Absurdos e irresponsabilidades de muitos dirigentes brasileiros

08/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público
  • Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas
  • Homem é assassinado com golpe de faca no tórax após discussão em Palmas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Descrição: 1º dia de provas do Enem 2025 ocorre neste domingo, 9  Crédito: Paulo Pinto/Arquivo Agência Brasil

Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público

08/11/2025
Motociclista bateu em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas — Foto: Guarda Metropolitana/Divulgação

Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas

08/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.