Estudantes de quatro escolas da rede pública estadual do Tocantins alcançaram destaques no Concurso Nacional Abracopel de Redação, Vídeo e Desenho, que este ano trouxe o tema Eletricidade com segurança. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, incentiva as escolas e os estudantes a participarem mais das olimpíadas e concursos escolares.
A estudante Sandy Hellen Zanata Becker, do Colégio Militar Presidente Costa e Silva, de Gurupi, alcançou a medalha de prata, na categoria Desenho 2. Ela contou com a orientação da professora Milian Pereira Santana Silva. Neste caso, a aluna e o professor vão receber medalhas, certificados e uma mochila exclusiva.
De Augustinópolis, os estudantes João Paulo Farias, Stephannie Victória Machado de Jesus e Marcela Beatriz Alencar foram classificados em 18º lugar na categoria Vídeo. Eles são da Escola Estadual Manoel Vicente de Souza e tiveram a orientação da professora Holayne Carvalho da Silva.
De Colmeia, também na categoria vídeo, os estudantes Lucas Lima dos Santos, Pedro José da Cruz, Artur Fernando Lima Soares, do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, ficaram em 22º lugar. Eles tiveram o apoio do professor Rubem Gleison Honorato.
De Ananás, a estudante Anna Cecília Xaver Ramos, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, também obteve o certificado de Menção Honrosa, na categoria Redação e contou com o professor Renato Goveia Martins, como o seu orientador.
Está é a 14ª edição do concurso, que foi realizado nas categorias, Desenho, Redação e Vídeo. Conforme o edital, os estudantes que foram classificados, do 4º ao 25º lugar, receberão medalhas e certificados digitais de menção honrosa.
O concurso foi realizado pela Associação Brasileira de Conscientização (Abracopel), com o objetivo de promover meios de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre os perigos no uso da eletricidade, a fim de evitar acidentes, reforçando o envolvimento da família.
Resultados que motivam
A professora Holayne destacou as aprendizagens dos alunos. “Durante as atividades, foram desenvolvidas habilidades como responsabilidade e trabalho em equipe, além da formação de uma consciência sobre os perigos do mau uso da eletricidade. O trabalho também desenvolveu a oratória dos alunos e novas habilidades tecnológicas com a edição dos vídeos. Selecionamos uma rotina do dia a dia de uma família, que utiliza máquinas de lavar, mostrando por meio do vídeo algumas orientações e alertas quanto os cuidados com o uso da eletricidade”, explicou.
A estudante Sandy Becker, medalhista de prata, aproveitou o desenho para alertar as pessoas sobre o que é certo e errado quanto ao uso da eletricidade. “Eu fiquei feliz com essa conquista”, falou a aluna.
A estudante Stephannie, 15 anos, aluna da 1ª série do ensino médio, ressaltou a importância do seu trabalho. “O que mais gostei foi o processo de produção do vídeo. Fiquei muito animada para fazer o vídeo, pois queria ter essa experiência. Eu aprendi que devemos ter mais cuidados quando formos usar aparelhos elétricos”, contou.
O professor Rubem Honorato explicou que os alunos participaram de uma roda de conversas sobre a criação do vídeo e conversaram com as equipes pedagógicas e diretiva sobre o assunto. “O vídeo, divulgado nas redes sociais, compartilhava com a comunidade escolar a importância dos cuidados com a eletricidade. Ter alunos destaques em um concurso nacional sobre eletricidade com segurança valoriza a escola, mostra a qualidade do ensino e o engajamento dos estudantes com temas importantes, além de incentivar outros alunos a se envolverem em causas de responsabilidade social”, afirmou.
“Ficamos sabendo do concurso, lemos o edital, decidimos participar, para mostrar o potencial dos nossos estudantes e potencializar o protagonismo deles. Então, eu estudei o gênero com eles, discutimos a temática, assistimos aos vídeos e lives sugeridos pela própria Abracopel e depois passamos à escrita do texto. Logo, eu pude perceber o potencial de escrita dos estudantes. Foi empolgante. Isso nos trouxe a certeza de que estamos trilhando o caminho certo, de que nosso trabalho tem gerado frutos na vida de nossos estudantes, permitindo-lhes reconhecer e desenvolver plenamente suas diferentes habilidades”, esclareceu o professor Renato Goveia Martins.