Gurupi sedia nesta terça-feira, 16, a 1ª Conferência Regional dos Direitos Humanos – Etapa Regional, com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”. O evento acontece no plenário da Câmara de Vereadores e é resultado de uma união de esforços entre a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania, Governo do Tocantins, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Universidade UnirG, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública.
O encontro tem como objetivo dialogar, refletir e propor ações para a defesa, promoção e fortalecimento dos direitos humanos na região, reunindo representantes de diversas instituições, sociedade civil e autoridades locais.
A conferência é organizada em seis eixos temáticos:
Enfrentamento das violações e retrocessos;
Democracia e participação popular;
Igualdade e justiça social;
Justiça climática, meio ambiente e direitos humanos;
Proteção dos direitos humanos no contexto internacional;
Fortalecimento da institucionalidade na promoção e proteção dos direitos humanos.
Segundo a secretária municipal da Mulher e Cidadania, Cristina Donato, o evento marca um momento importante de construção coletiva. “Estamos promovendo um espaço de diálogo fundamental para fortalecer a democracia e reafirmar o compromisso de Gurupi e da região com a defesa dos direitos humanos. A participação popular é essencial para construirmos políticas públicas que respeitem a dignidade e a cidadania de todas as pessoas”, destacou.
A programação conta com a palestra do professor e vice-reitor da Universidade de Gurupi (UnirG), Paulo Henrique Mattos, além da realização de grupos de trabalho e oficinas que contribuem para a formulação de propostas a serem levadas às próximas etapas.
As Conferências Regionais e a Conferência Estadual de Direitos Humanos são etapas preparatórias para a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, em Brasília, pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).