Um estádio de futebol não é, definitivamente, local apenas para torcedores, jogadores, técnicos e imprensa. O espaço, utilizado com frequência no Brasil também para grandes shows musicais, pode ser palco, por exemplo, de um leilão de vacas Nelore, a raça originária da Índia que representa 80% do rebanho nacional de corte.
A pluralidade ficou evidente no fim de semana, quando, ao mesmo tempo em que o Palmeiras goleava o Internacional no gramado, por 4 a 1, na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, outra área do Allianz Parque recebia o Leilão Nelore de Elite Show de Bola, evento em que criadores, incluindo famosos, ofereceram lances milionários para adquirir matrizes consagradas e jovens promessas da raça. E detalhe: com os animais presentes.
Mas como 42 vacas chegaram ao estádio? A força-tarefa para que o estádio da equipe comandada pelo português Abel Ferreira ganhasse ares de fazenda começou na quinta-feira (11/9), um dia antes do leilão, e foi organizada pela Syagri Agropecuária, RS Agropecuária e Gran Nelore, criatórios que se tornaram referência na seleção genética no país.
Durante a noite, quando o movimento no local era menor, assim como o barulho, condição ideal para evitar agitação, os animais chegaram ao Allianz.
Primeiro, desembarcaram dos caminhões no estacionamento e, na sequência, foram levados por veterinários e tratadores especializados de elevador até o alojamento que tinha serragem pelo chão e vários equipamentos de manejo.
Outro cuidado tomado pelos organizadores foi a utilização de piso emborrachado no espaço percorrido pelas vacas, incluindo o elevador, para evitar quedas.
Um dos 31 lotes leiloados tinha 100 oócitos (óvulo capaz de gerar um embrião) da vaca Carina, uma das estrelas da pecuária mundial, avaliada em R$ 24 milhões. Outra curiosidade do evento é que os lotes 01 e 04, das vacas Zara Fiv PSJ e Santa Maria Ourofino, respectivamente, pertencem ao sertanejo Murilo Huff.