A noite desta sexta-feira (12) é especial para o atacante Ygor Catatau. Afinal, o jogador voltou a atuar após dois anos e dois meses afastado por ter sido banido do futebol pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Catatau, que atuou pelo Vasco em 2020, foi titular do Volta Redonda na partida contra o Criciúma pela 26ª rodada do Brasileirão Série B, no estádio Raulino de Oliveira.
O atacante de 30 anos não jogava desde maio de 2023, quando foi eliminado do esporte pelo STJD por ter participação confirmada em esquemas de apostas enquanto atuava pelo Sampaio Corrêa.
Uma semana antes de estrear pelo Volta Redonda, Catatau e outros dois jogadores — Gabriel Tota e Romário — foram reabilitados por decisão unânime do Pleno do STJD e tiveram o banimento do futebol revertido.
A reestreia de Ygor Catatau
O atacante, cujo clube anterior havia sido o Sepahan, do Irã, já vinha treinando com o elenco do Volta Redonda semanas antes de a liberação sair, já que havia a expectativa da reversão da punição.
Anunciado oficialmente na última quarta (10), Catatau foi escalado como titular na primeira partida depois de poder oficialmente voltar a jogar futebol. Ele foi substituído aos 33 minutos do segundo tempo, após sentir cãibras.
Catatau teve boa atuação no ataque do Voltaço e acabou desperdiçando uma chance claríssima de gol no segundo tempo, após erro da defesa do Criciúma. A partida ainda está em andamento — acompanhe em tempo real.
O time do interior do Rio de Janeiro briga contra o rebaixamento para a Série C. Atualmente, o Volta Redonda é o 17º colocado, com 27 pontos, e abre o Z4.