sábado, 14 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Governo do Tocantins aprova novo contrato com Hospital Dom Orione no Conselho Estadual da Saúde

O investimento de mais de R$ 57 milhões em cinco anos, garantirá assistência integral à gestante de alto risco, parto, puerpério e saúde da criança

Ascom por Ascom
12/09/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
A reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde ocorreu na quinta-feira, 11

A reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde ocorreu na quinta-feira, 11

CompartilharCompartilhar

Alysson-Neya Chaves / Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou e teve aprovação do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO), da proposta de novo contrato do Hospital Dom Orione (HDO), de Araguaína. A ação ocorreu na reunião ordinária do colegiado, na quinta-feira, 11, e com isso, o Governo do Tocantins garante a atenção materno-infantil dentro da Rede Aline, incorporando avanços estruturais e assistenciais no cuidado à população na macrorregião norte do Estado. O valor do contrato é de R$ 57 milhões para o período de cinco anos, com repasse anual e revisão periódica, sendo 45% de recursos do Ministério da Saúde e 55% do Tesouro Estadual.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: saulgranda / Getty Images

Saiba quais e quantas doenças você pode pegar no banheiro químico

14/02/2026
Foto: Freepik

Menstruação e dieta podem levar à falta de ferro na adolescência

14/02/2026

Segundo a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto, “Trouxemos de forma clara, o objeto do contrato e a razão da atualização que se faz necessária para alinhar o contrato às políticas nacionais de saúde. Com a implementação da Rede Aline, rede temática prioritária para a saúde pública, foi preciso incorporar os novos componentes de financiamento, ampliando a cobertura e a qualidade da assistência às gestantes de alto risco e às crianças da região macro norte”.

O contrato prevê atendimento à gestante de alto risco desde o pré-natal, parto e nascimento, até o acompanhamento no puerpério e atenção integral à saúde da criança. O HDO realiza em média, seis mil partos por ano, sendo aproximadamente 1,5 mil de alto risco, abrangendo toda a macrorregião Norte do Tocantins.

Entre os destaques da atualização estão: a inclusão de laqueadura no ato do parto, conforme a Lei nº 14.443; a ampliação do financiamento da Casa da Gestante com 20 leitos; a valorização dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; o custeio de cirurgias pediátricas neonatais de urgência e a previsão de incentivo específico para o Banco de Leite Humano.

O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues participou da reunião e falou sobre como será sua atuação à frente da Pasta. “Teremos uma gestão de entregas e fora do gabinete, com visitas às unidades, ouvindo a população e os servidores, para promover a saúde pública que os tocantinenses precisam. Sei da responsabilidade que é ser a maior autoridade sanitária deste Estado e isso me inquieta e me motiva a buscar alianças e diálogos para entregar o melhor para as pessoas”.

Plano de Contingência das Arboviroses

A SES-TO apresentou ainda, o Plano de Contingência Estadual das Arboviroses para 2026 e 2027. O documento reúne estratégias para prevenção, monitoramento e resposta rápida a surtos de dengue, chikungunya e zika no Tocantins. A iniciativa leva em conta o cenário de epidemias recorrentes no país como as registradas em 2015, 2016, 2019, 2022 e 2023 e a circulação de diferentes sorotipos da dengue, incluindo a recente reintrodução do tipo 3.

“A proposta é garantir um planejamento integrado, considerando o avanço das mudanças climáticas, o crescimento desordenado das cidades e o aumento da vulnerabilidade populacional. Nosso plano é essencial porque vivemos um cenário de imprevisibilidade. As mudanças climáticas, o crescimento urbano e a reintrodução de novos sorotipos intensificam os riscos. Precisamos de um instrumento que direciona as ações para as áreas críticas, reduzindo o impacto e a mortalidade por arboviroses”, afirmou a gerente de Vigilância das Arboviroses, Christiane Bueno.

O Plano de contingência traz os municípios nos fatores de risco baixo, moderado, alto e muito alto e, ainda, protocolos para atuação conjunta do Estado com os 139 municípios, envolvendo desde a atenção primária à saúde até a rede hospitalar e os parceiros intersetoriais.

Linha de Cuidado da Sífilis

A Linha de Cuidado em Atenção à Gestante, Criança e Adulto com Sífilis foi outro ponto de pauta levado pelo Governo do Tocantins, detalhando o fluxo de atendimento que deve ser garantido em todos os níveis de atenção do SUS, desde a atenção primária até a especializada. Ele enfatiza que esse percurso é essencial para que a sociedade conheça onde os serviços estão disponíveis, quais as responsabilidades de cada nível de atenção e para que o próprio usuário saiba onde buscar atendimento diante de um diagnóstico da doença.

“A sífilis é uma enfermidade sistêmica e de múltiplas manifestações clínicas, que pode atingir sistemas neurológico, cardíaco, renal, além de gerar complicações graves e incapacitantes se não tratada adequadamente. A atenção primária é a porta de entrada e deve garantir diagnóstico e tratamento oportuno, especialmente no pré-natal, a fim de prevenir casos de sífilis congênita, considerada prioridade de enfrentamento no Tocantins. É muito importante termos esse desenho da linha de cuidado, pois ele organiza a rede, dá clareza ao usuário e fortalece a resolutividade dos serviços frente a um agravo que ainda impacta fortemente a morbimortalidade no nosso estado”, pontuou o gerente de Doenças Transmissíveis da SES-TO, Francisco das Chagas Teixeira Neto.

Anterior

Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes é homenageado por desembargador Marco Villas Boas em celebração nacional da magistratura

Próximo

Bombeiros militares atendem incêndio em apartamento no centro de Paraíso

Próximo
"Bombeiros militares realizam inspeção e ventilação do apartamento após incêndio em Paraíso, garantindo a segurança do local."

Bombeiros militares atendem incêndio em apartamento no centro de Paraíso

LEIA TAMBÉM

Palmas

Luciano Camargo se apresenta no 10º Palmas Capital da Fé neste domingo, 15

14/02/2026
Segurança

Polícia investiga trio por suspeita de gravar mulher pela janela e divulgar vídeo íntimo na internet

14/02/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas orienta foliões sobre redução de danos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas no Carnaval

14/02/2026
Palmas

Cursos de iniciação artística da Fundação Cultural de Palmas entram em recesso de carnaval neste sábado, 14

14/02/2026
Palmas

Mais de 120 metros de cabos de rede de iluminação são furtados em obra da Prefeitura de Palmas

14/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura

14/02/2026
Palmas

Juninho Cassimiro abre a primeira noite de shows do Capital da Fé, neste sábado, 14

14/02/2026
Tocantins

Naturatins doa mudas para fortalecer a arborização urbana em Paraíso do Tocantins

14/02/2026
Brasil

Carnaval vira estratégia de negócio e amplia oportunidades para pequenos empreendedores em 2026

14/02/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa e BRK discutem investimentos e tarifa social para mais de 400 mil pessoas

14/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura
  • Juninho Cassimiro abre a primeira noite de shows do Capital da Fé, neste sábado, 14
  • Naturatins doa mudas para fortalecer a arborização urbana em Paraíso do Tocantins

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Adolfo Bezerra de Menezes foi nomeado no DOE desta quinta-feira, 12 – Crédito: Gabriela Santos/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura

14/02/2026
Cantor católico, Juninho Cassimiro se apresenta na primeira noite do Capital da Fé - Divulgação

Juninho Cassimiro abre a primeira noite de shows do Capital da Fé, neste sábado, 14

14/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.