Por Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Diretoria de Administração e Finanças (Diaf), entregou, na última semana, três motos novas e três capacetes de proteção para o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e um quadriciclo para o Parque Estadual do Cantão (PEC). Os veículos, adquiridos com recursos de compensação ambiental, vão apoiar as atividades de campo, facilitar o deslocamento dos servidores e reforçar o monitoramento nas Unidades de Conservação (UCs).
A supervisora do PEJ, Vaneça Ribeiro, comentou sobre o recebimento dos veículos. “Essas motos foram provenientes de recursos de compensação ambiental, voltado para as Unidades de Conservação de Proteção Integral. Elas vão ajudar ainda mais nas atividades diárias. Às vezes, precisamos de um deslocamento mais rápido e com menos equipes, então essas motos vão facilitar essas demandas”, destacou.
Para a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Perla Oliveira, o investimento reforça o compromisso do governo com a preservação ambiental. “Os recursos de compensação ambiental são fundamentais para garantir a proteção desse patrimônio natural único, fonte de riqueza ecológica, cultural e econômica para o Estado. Essa ação melhora a capacidade operacional das áreas protegidas”, ressaltou.
Compensação ambiental
O mecanismo de compensação ambiental, previsto na legislação brasileira, busca mitigar os impactos de empreendimentos sobre o meio ambiente, promovendo a preservação de áreas sensíveis, a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento das Unidades de Conservação.