A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados ouve, nesta quarta-feira (9), testemunhas indicadas pela defesa da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) em processo de cassação.
Pela manhã, está prevista a oitiva de Walter Delgatti Netto, hacker condenado junto com Zambelli.
Os advogados da deputada afirmam ser “imperiosa” a oitiva do hacker por ele ser o “delator que constitui a base das acusações”.
Já pela tarde, os parlamentares tomam o depoimento do assistente técnico da defesa Michel Spiero. A oitiva de Spiero foi sugerida para que ele demonstre o “cerceamento da defesa” na ação penal que levou à condenação da congressista.
Os dois depoimentos devem ser realizados por videoconferência.
Zambelli passou a ser alvo de processo de cassação diante de condenação pela Primeira Turma do STF a dez anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
A decisão, que também determina a perda do mandato, transitou em julgado, ou seja, não cabem mais recursos. Em 12 de junho, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou à CCJ a decisão do STF de condenar Zambelli à perda do mandato parlamentar.
Zambelli está presa desde 29 de julho em Roma, na Itália, após quase dois meses foragida.