O narrador Galvão Bueno, comandante do programa “Galvão e Amigos”, na TV Bandeirantes, fez uma dura crítica ao jogo entre Brasil e Bolívia, que acontecerá na cidade de El Alto, a 4.150 metros acima do nível do mar.
Para o apresentador, a CBF deveria se posicionar contra a realização de partidas em locais de extrema altitude. Galvão afirma questiona se “estão esperando morrer alguém” para que seja tomada uma atitude.
“É uma atitude criminosa. Não é irresponsabilidade. É criminoso fazer alguém jogar futebol a 4.150 metros acima do nível do mar. Será que a Conmebol e a Fifa estão esperando acontecer uma tragédia para proibir competições nessas condições? Estão esperando morrer alguém? Gente, isso é um absurdo. Fazer alguém jogar lá é crime, alguém tinha que tomar uma providência”, disse Galvão.
Brasil x Bolívia
A Seleção Brasileira, que já está classificada para a Copa do Mundo de 2026, enfrenta a Bolívia, em El Alto, na noite desta terça-feira (9). Esta será a última partida do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas. O time comandado pelo técnico Carlo Ancelotti vem de vitória diante do Chile, por 3 a 0, no Maracanã.
Para a Bolívia, o confronto vale muito. Se vencer, a equipe do comandante Óscar Villegas pode conquistar uma vaga na repescagem da Copa do Mundo, desde que a Venezuela não vença a Colômbia. Se perder, a seleção boliviana dá adeus ao sonho de voltar a disputar um mundial após 32 anos.
O Estádio Municipal de El Elto, local do duelo, é o segundo mais alto do mundo, com 4.150 metros acima do nível do mar, e perde somente para o Estádio Daniel Alcides Carrión, em Cerro de Pasco, no Peru, que fica a 4.380 metros de altitude.