Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
A noite do domingo, 7, foi marcada por emoção e demonstrações de civismo na Praça dos Girassóis, em Palmas. Milhares de pessoas se reuniram para prestigiar o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, celebrando a Independência do Brasil. Organizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento contou com a participação de estudantes, militares, instituições da sociedade civil e forças de segurança. Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram as apresentações e reforçaram o orgulho de ser brasileiro.
Com o tema “Educação que transforma o Brasil”, escolas estaduais apresentaram os oito eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), com destaque para ações voltadas à inclusão, aprendizagem, inovação tecnológica, esporte, cultura e valorização dos profissionais da educação. As fanfarras, pelotões e apresentações culturais emocionaram o público e reforçaram o compromisso do Estado com uma educação transformadora.
Antes mesmo do desfile começar, Karin Moraes da Silva, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Cívico-Militar Vila União, já demonstrava a felicidade por vivenciar mais um desfile de 7 de setembro. “É um orgulho poder mostrar o amor pelo nosso país e também pela nossa escola. Estamos fazendo parte da história”, destacou. Karin e outros 49 estudantes da mesma unidade escolar levaram para o desfile o eixo Desporto e Cultura do PROFE, que envolve programas como os Jogos Escolares do Tocantins (JETs) e o Balé Popular do Tocantins.
Já a estudante do Colégio Esportivo Cívico-Militar Santa Rita de Cássia, Nycolle Xavier, da 2ª série do Ensino Médio, descreveu a experiência como um dia memorável. “Senti uma felicidade enorme de estar aqui mostrando o amor pelo nosso país e também tanta coisa boa da educação. Eu tenho muito orgulho de ser aluna do Santa Rita e dizer que faço o curso técnico de mecatrônica”, relatou. A escola onde Nycolle estuda apresentou o eixo PROFE Digital, evidenciando os investimentos do Governo do Estado para a transformação tecnológica da rede estadual como os programas Robótica em Ação, o wi-fi nas escolas e as parcerias com a Google, que estão revolucionando a forma de aprender e de ensinar.
Para quem desfilou pela primeira vez, o momento foi ainda mais emocionante. “É inesquecível. Estou muito feliz de apresentar com a minha escola”, revelou o estudante José Pietro, que cursa o 6º ano na Escola Estadual Novo horizonte. A unidade de ensino representou o eixo Valorização dos Profissionais da Educação, demonstrando as ações voltadas para os servidores da rede estadual
Público fiel
Demonstrando o amor pela pátria, Romário Barbosa e a esposa Marisa Rodrigues, se destacaram no meio da multidão vestidos com as cores da bandeira do Brasil. Eles contaram que a programação já é tradição na família. “Estamos aqui todo ano. É muito emocionante ver os estudantes, os militares. Faz lembrar da minha infância, quando eu também desfilava no 7 de Setembro”, relatou Romário. “Esse é um momento muito emocionante e que nos traz esperança”, completou Marisa.
Silvair Oliveira levou o filho João Pedro, de 5 anos, para assistir ao desfile. Ele se orgulha em dizer que há 20 anos prestigia as comemorações da Independência do Brasil, em Palmas. “Acho que é muito importante a gente participar desse evento. É uma forma de mostrar a união do povo brasileiro e o amor pela pátria. Já servi o exército e, pra mim, é um dia muito emocionante. O João Pedro também já está aprendendo a gostar”, afirmou.
Aos 70 anos, a aposentada Laura Dias Moraes, fez questão de prestigiar o desfile e vibrou com as apresentações. Acompanhada da filha, Geruza Dias, ela se emocionou e elogiou a organização. “Está tudo muito bonito. Estão de parabéns. Eu venho todo ano, porque gosto muito. Acho tudo lindo. Quando a banda toca, então, não tem como não chorar “, relatou.
Participações
O governador em Exercício, Laurez Moreira, e autoridades dos poderes legislativo e executivo prestigiaram o evento que contou com a participação de escolas estaduais e municipais de Palmas, além das forças de segurança: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, Exército, Secretaria da Segurança Pública e Guarda Metropolitana de Palmas.
A Ordem Internacional Arco-Íris para Meninas, Ação Paramaçônica Juvenil, Grupo Promessas do Arco-Íris e os Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia, também integraram a programação, reforçando o patriotismo e a importância da data para os brasileiros.