Às vésperas da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que será realizada em Belém (PA) em novembro, a Enap (Escola Nacional de Administração Pública) promoverá uma simulação da conferência durante a Semana de Inovação 2025.
O exercício acontece em 2 de outubro, em Brasília, e pretende reproduzir negociações internacionais sobre clima.
A Semana de Inovação, que chega à 11ª edição, ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro, no formato presencial e on-line. O tema deste ano é “Um planeta, uma chance: inovar para um futuro possível”. A inscrição é gratuita pelo site do evento.Play Video
A atividade será conduzida por Flávia Bellaguarda, da LaClima, rede latino-americana de advocacy presente nas negociações oficiais da ONU, e contará com a liderança indígena Braulina Baniwa, atuante na defesa dos povos originários em conferências internacionais.
A iniciativa é da Ecouniversidade, instituição voltada à educação socioambiental e uma das curadoras da programação da Semana de Inovação.
O objetivo é aproximar a sociedade brasileira dos temas que estarão no centro da COP30 e estimular a reflexão sobre políticas climáticas.
O TCU (Tribunal de Contas da União) também terá participação no evento com a promoção de uma mesa de debates com o tema “Impactos das mudanças climáticas sobre o Custo Brasil”, com especialistas em economia, energia e agricultura.
A iniciativa ainda tem parceria com a Flacso, os ministérios do Meio Ambiente e da Gestão e Inovação, o Tribunal de Contas da União, o PNUD e o Ministério da Saúde.
Quem quiser participar da simulação pode se inscrever gratuitamente pelo site do evento.