Na última segunda-feira, 06, a Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste (Aproest) recebeu a visita da equipe técnica da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), em um encontro que visou fortalecer o diálogo e encontrar soluções para desafios enfrentados pelos produtores quanto ao cumprimento de condicionantes ambientais nos processos de licenciamento ambiental da atividade produtiva irrigada do município de Lagoa da Confusão e região.
A assembleia teve como principal objetivo identificar e deliberar sobre soluções práticas e técnicas que promovam o desenvolvimento sustentável da região. O titular da Secihd, Thiago Benfica, destacou a necessidade de políticas públicas que fomentem a adoção de tecnologias sustentáveis e o acesso a recursos para aumentar a produtividade dos produtores locais. “Estamos aqui para ouvir as demandas dos produtores rurais e buscar maneiras de apoiá-los em suas atividades, promovendo o crescimento econômico, social e ambiental da região”, afirmou.
O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Lagoa da Confusão (Aproest), Carlos Milhomem, que abriu a reunião, se colocou à disposição da Pasta e ressaltou a importância de estabelecer uma parceria sólida entre os governos estadual e federal com os Irrigantes locais para enfrentar os desafios existentes. “Estamos à disposição, para ajudar a encontrar soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico do nosso município e de toda a região, pois nosso maior objetivo é o bem-estar da comunidade e alinhar este diálogo com o Governo do Tocantins é motivo de muito orgulho”, afirmou o presidente.
Além disso, o superintendente de Infraestrutura Hídrica e Projetos de Desenvolvimento Estratégico da Secihd, Marcus Costa, ressaltou a relevância do manejo sustentável da água para o desenvolvimento agrícola da região. “A irrigação eficiente é fundamental para garantir a segurança alimentar e o crescimento econômico dos Irrigantes e estamos empenhados em fornecer suporte técnico e investimentos que promovam práticas agrícolas sustentáveis”, finalizou.
Outro importante tema destacado na assembleia foi a discussão sobre os preparativos para a criação do Polo de Irrigação do Sudoeste do Tocantins, que serão coordenados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDIR), Governo do Estado e Aproest, com reunião preparatória prevista para esta semana. “A criação do polo de irrigação em uma região extremamente produtiva é o caminho para autonomia das atividades agrícolas sustentáveis onde o uso da irrigação tem grande representatividade” conforme destacou o diretor de Obras Hídricas, João Carlos Farencena.
Durante a reunião, foram abordados temas como andamento dos licenciamentos das obras, assistência técnica especializada, regularização fundiária, monitoramento das demandas hídricas, infraestrutura agrícola, dentre outros. As discussões foram pautadas pela busca incessante por soluções técnicas e inovadoras que possam trazer melhorias no desenvolvimento da região.
Comentários sobre este post