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Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica premia brasileiros

CNN por CNN
23/08/2025
em Educação
Tempo de leitura: 2 minutos
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Estudantes brasileiros participam da Olímpiada de Astronomia  • Reprodução / Instagram @oba_olimpiada

Estudantes brasileiros participam da Olímpiada de Astronomia • Reprodução / Instagram @oba_olimpiada

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A delegação brasileira de estudantes na IOAA (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica) conquistou quatro medalhas e uma menção honrosa nas competições que terminaram nesta quinta-feira (21), na cidade indiana de Mumbai.

Este ano, Luca Pimenta ganhou a medalha de ouro; Franklin da Silva Costa e Francisco Carluccio de Andrade, a de prata, e Lucas Amaral Jensen levou o bronze. Giovanna Queiroz, por sua vez, obteve menção honrosa. Além do ouro, Luca Pimenta também recebeu os troféus de melhor prova em grupo e melhor prova observacional.

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O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu nos últimos meses uma campanha intensa de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o que refletiu diretamente na taxa de participação histórica dos estudantes.

Para que os resultados do Saeb sejam considerados válidos e a escola tenha seu desempenho computado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é necessário atingir um percentual mínimo de 80% de estudantes participantes. Nesta edição a educação tocantinense conquistou uma participação expressiva dos estudantes. Do Ensino Fundamental, 96,15% dos estudantes do  5º ano e 95,68% do 9º ano realizaram a avaliação, enquanto no Ensino Médio 95,30% dos estudantes da 3ª série compareceram.

Com o papel de coordenar a mobilização de toda a rede, a Seduc promoveu orientação técnica e suporte pedagógico às escolas com a distribuição de recursos, formações continuadas de professores e o desenvolvimento de projetos educacionais que visam o avanço nos níveis de proficiência. Além disso, também foi lançada uma campanha nas redes sociais para incentivar as escolas da rede estadual a mostrarem a preparação para a aplicação das provas.

A campanha convidou estudantes, professores e gestores a compartilharem suas experiências e iniciativas voltadas para o fortalecimento da aprendizagem. Os vídeos foram compartilhados nas redes sociais, dando visibilidade às mobilizações e o engajamento estudantil.

As Superintendências Regionais de Educação (SREs) também tiveram um papel importante, atuando como o elo vital entre a Seduc e as unidades escolares, realizando o monitoramento das ações e fortalecendo a confiança no processo.

Nas unidades escolares, as equipes usaram da criatividade para promover ações motivacionais e pedagógicas envolvendo estudantes, professores e até as famílias. Foram realizados mutirões de estudos, gincanas do conhecimento, sorvetadas, aulões especiais, competições interativas e jogos educativos, com o intuito de revisar os conteúdos de forma mais leve e dinâmica.

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, revela que foi gratificante ver o empenho e a energia de cada equipe escolar nesse processo. "O engajamento e envolvimento de toda a comunidade escolar foi um sucesso, e toda essa campanha reflete na participação expressiva dos estudantes. Vamos fazer com que os nossos resultados traduzam verdadeiramente o quanto a gente está trabalhando", afirmou.

Para a estudante do 9º ano do Colégio Estadual Dr Abner Araújo Pacini, de Almas, Maria Eduarda Batista, fazer o Saeb foi uma experiência muito boa e diferente. "A gente se preparou o ano todo, quando vi as questões, percebi que já tinha estudado quase tudo parecido. Durante esse tempo, a escola incentivou a gente o tempo todo, fizemos vários vídeos com os professores, a direção e a coordenação, foi muito legal", comentou.

 

Saeb

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é uma avaliação em larga escala que tem como principal função produzir um diagnóstico abrangente sobre o nível de aprendizagem dos estudantes em diferentes etapas da educação básica nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Participam do exame os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

As redes estaduais e municipais utilizam os resultados da avaliação como um espelho da realidade educacional, permitindo que gestores, diretores e professores analisem a série de desempenho e planejem ações pedagógicas específicas, ajustadas às necessidades de cada escola e estudante.

Com mobilização do Governo do Tocantins, Estado registra marca histórica de 95% de participação dos estudantes do Ensino Médio no Saeb 2025

11/11/2025

As atividades da 18ª IOAA envolveram os melhores estudantes de Ensino Médio interessados no tema em mais de 50 países. 

Segundo o professor e astrônomo Júlio Klafke, membro da comissão organizadora da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e responsável pelo treinamento dos jovens, a IOAA reúne vários países e os desafios são mais para o campo da Física teórica. “O nível das questões é extremamente elevado. As provas envolvem conhecimentos de Matemática e Física”, explica.

Há também questões de Astronomia, com foco em observação do céu, manipulação do telescópio, prova de planetário, conhecimento de constelação e estrelas. “É necessário saber interpretar dados através da simulação dos planetários. É uma olimpíada muito refinada”, disse o professor.

Os cinco jovens foram selecionados entre os 50 com melhor colocação na edição de 2024. Desse grupo, cinco estudantes foram selecionados para a IOAA e outros dez para sua versão latino-americana, a OLAA (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica), de 1º a 7 de setembro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. 

Como país anfitrião, o Brasil participa com duas equipes de cinco estudantes cada. O primeiro time é formado por estudantes de do Ceará do, Rio de Janeiro e de Mato Grosso do Sul, e o segundo, por estudantes do Pará, São Paulo, Goiás e Ceará.

Com mais de 2 milhões inscritos na edição de 2024, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica distribuiu mais de 80 mil medalhas de ouro, prata e bronze para participantes de todos os estados. Quase a metade foram de alunos de escolas públicas, mais de 39 mil. A edição deste ano já distribuiu mais de 65 mil medalhas e está na fase de seleção dos representantes para o ciclo de competições internacionais do próximo ano.

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