A merenda das escolas de Manaus (AM) ganhou projeção internacional em políticas de combate à fome ao receber delegações de 15 países interessadas em conhecer de perto o seu modelo de alimentação escolar.
A visita foi organizada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) em parceria com o Governo do Brasil, a Prefeitura de Manaus e a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES).
À CNN, o prefeito David Almeida (Avante), o reconhecimento externo é um estímulo: “Manaus mostra que é possível transformar a merenda escolar em ferramenta de justiça social. Isso fortalece a aprendizagem e, ao mesmo tempo, combate a fome e a pobreza.”
Combate à fome
O Apenas entre janeiro e julho deste ano, foram servidas quase 1,9 milhão de refeições gratuitas, superando todo o volume de 2024 e quase cinco vezes mais do que em 2021.O programa atende 250 mil alunos e faz um investimento de cerca de R$ 130 milhões por ano para manutenção.
A rede alcança 516 escolas, incluindo comunidades indígenas e ribeirinhas, onde o acesso à merenda escolar muitas vezes representa a principal refeição do dia.