Está definido o adversário do Palmeiras nas quartas de final. Após o 0 a 0 na ida, o River Plate encarou o Libertad, na noite desta quinta-feira (21), no Mâs Monumental, em Buenos Aires, na Argentina, e venceu nos pênaltis por 3 a 1 após empate por 1 a 1 no tempo normal para seguir sonhando com o quinto título da Libertadores.
Para ficar com a vaga, os donos da casa tiveram que superar uma expulsão de Galoppo no comecinho do segundo. Nos pênaltis, foram apenas quatro cobranças para cada lado para confirmar a classificação mandante. Os confrontos contra o Verdão acontecem nas semanas de 17 e 24 de setembro.
Por conta da campanha na fase de grupos, a ida será na Argentina, enquanto a volta, no Allianz Parque. Na semifinal, o vencedor vai enfrentar o classificado de LDU x São Paulo em 22 e 29 de outubro. A decisão será em 29 de novembro, no Monumental, em Lima, no Peru.
Primeiro tempo: um para lá, outro para cá
O primeiro tempo teve o River Plate dominando as ações, mas com ampla dificuldade para criar. Tanto foi assim que a primeira boa oportunidade foi do Libertad. Aos 12 minutos, Hugo Fernández recebeu dentro da área depois de ótima jogada.
O meia ficou cara a cara com o goleiro Franco Armani e mandou de cavadinha — Lucas Martínez Quarta, bem posicionado, impediu o gol visitante. Os millonarios responderam aos 18, em cobrança de falta de Juan Quintero, e aos 23, com chute fraco de Nacho Fernández.
Mas as principais oportunidades ficaram mesmo para a reta final da primeira metade de partida. Aos 28, Facundo Colidio carimbou o travessão, e Sebastián Driussi chegou aproveitando o rebote para abrir o placar. Aos 42, os visitantes empataram com Robert Rojas aproveitando escanteio de Hugo Fernández.
Segundo tempo: expulsão de Galoppo muda a partida
A etapa final começou com o ex-são-paulino Galoppo sendo expulso ao atingir Hugo Fernández com força e tomar o segundo cartão amarelo. Mesmo com um homem a mais, o Libertad teve dificuldades para ameaçar o River Plate.
Os visitantes tiveram duas chances principais. Aos 28, Lorenzo Melgarejo, após ótimo contrata-ataque, ficou frente a frente com Armani, livre, e chapou para fora. Aos 31, Lucas Sanabria arriscou de muito longe, mas o goleiro mandante foi buscar.
Pênaltis
Na disputa de penalidades máximas, Nacho Fernández, Miguel Borja e Lucas Martínez Quarta marcaram para o River Plate — Marcos Acuña parou no goleiro Martín Silva. Já o Libertad viu apenas Diego Viera marcar — Jorge Recalde carimbou o pé da trave direita; Hernesto Caballero jogou para fora; e Marcelo Fernández parou em Armani.