sexta-feira, 19 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Esportes

Confusão em Independiente x La U: entenda próximos passos após cancelamento

CNN por CNN
21/08/2025
em Esportes
Tempo de leitura: 7 minutos
A A
Briga generalizada entre torcedores de Independiente e Universidad de Chile • Reprodução/X/@davellaneda77

Briga generalizada entre torcedores de Independiente e Universidad de Chile • Reprodução/X/@davellaneda77

CompartilharCompartilhar

O jogo entre Independiente e Universidad de Chile terminou em confusão e tragédia na Argentina. Torcedores das duas equipes entraram em confronto nas arquibancadas do Estádio Libertadores de América, e os chilenos levaram a pior.

Por conta das confusões, a partida foi cancelada pela Conmebol. Naquele momento, os times empatavam por 1 a 1, resultado que classificaria a Universidad de Chile, diante da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, em Santiago.

ARTIGOSRELACIONADOS

Wagner Meier/Getty Images

Volante do Vasco rompe ligamento e passará por cirurgia no joelho

19/12/2025
JP Pinheiro/Agência Mirassol

São Paulo anuncia contratação de destaque do Mirassol no Brasileirão

19/12/2025

Agora, a definição na partida será no tribunal da entidade máxima do futebol sul-americano, como ela mesma confirmou, em nota. Mas, afinal, quais são os próximos passos após o cancelamento do jogo? A CNN responde, via regulamento da Conmebol.Play Video

Veja a nota da Conmebol

“A Diretoria de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou que, devido à falta de garantias de segurança do clube local e das autoridades de segurança locais para garantir a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI) pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana de 2025, a partida foi cancelada.

Ele acrescentou que, considerando que o Manual do Clube para situações semelhantes foi seguido, mas a situação não foi remediada, a partida foi cancelada e o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para posterior apuração.

Todas as informações relativas aos eventos ocorridos dentro e fora do estádio serão encaminhadas ao Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol”

O que diz o regulamento da Conmebol?

“O Delegado da Partida liderará toda a equipe trabalhando com o objetivo prioritário de que todas as partidas da CONMEBOL se desenvolvam dentro dos limites de segurança e normalidade, desde a abertura dos portões até o término da partida e o posterior fechamento do estádio.

A interrupção, suspensão e abandono do Campo de Jogo ou o cancelamento da partida são o último recurso possível, e somente poderão ocorrer quando houver uma ameaça clara e iminente à segurança dos jogadores, oficiais e/ou público.

Com esse objetivo, devem-se considerar as orientações da CONMEBOL que deverão ser aplicadas durante a gestão de crise, como em situações de atraso, interrupção ou abandono da partida. Todos os responsáveis por tomar decisões devem estar envolvidos no processo.
O Árbitro deve interromper a partida se o Campo de Jogo não estiver em condições mínimas ou se outras questões não estiverem de acordo com as Regras de Jogo.

O Delegado da Partida deve avaliar a situação identificada e consultar o grupo de gestão de crise para definir se o caso se trata de:

  • Interrupção: quando o Delegado e os envolvidos no grupo de gestão de crise acreditam que em um curto período de tempo (normalmente até 45 minutos) a situação pode ser controlada e a partida pode ser retomada e concluída.
  • Suspensão: quando o Delegado e os envolvidos no grupo de gestão de crise acreditam que não será possível, em um curto espaço de tempo, controlar a situação para iniciar ou retomar a partida de forma segura.
  • Abandono: quando uma equipe não comparece para a partida (exceto em casos de força maior), se recusa a continuar jogando ou se retira do campo antes do fim da partida.

Durante a Reunião de Coordenação da Partida, o Delegado da CONMEBOL acordará com todos os participantes quem deverá compor o grupo de gestão de crise.

O Delegado da Partida deve registrar os nomes de todos os envolvidos, a localização durante a partida e o número de telefone celular para convocação da reunião de emergência de gestão de crise.

Recomenda-se avaliar o comportamento dos torcedores e a capacidade do estádio durante o processo de avaliação e tomada de decisão para suspender ou interromper uma partida.

É fundamental consultar os representantes da equipe local (e os responsáveis pela operação do estádio) e os oficiais de segurança.
Caso uma partida seja suspensa ou interrompida por motivo de força maior ou risco iminente, após seu início, a partida deve ser retomada com o mesmo placar e no mesmo minuto em que foi interrompida ou suspensa.

Os seguintes princípios devem ser seguidos para a retomada da partida:

  • A partida deve ser retomada nos mesmos termos e condições em que se encontrava no momento da suspensão;
  • A partida deve ser retomada com os mesmos jogadores em campo e os mesmos suplentes disponíveis no momento da interrupção da partida; não serão permitidas alterações de nenhum tipo;
  • As equipes só poderão fazer as substituições às quais tinham direito no momento da suspensão/interrupção;
  • Jogadores expulsos durante a partida suspensa não poderão ser substituídos;
  • Qualquer sanção aplicada antes da suspensão da partida permanece válida;
  • O novo horário de reinício, data e local devem ser decididos pela Direção de Competições e Operações da CONMEBOL;
  • Qualquer outro aspecto que demande decisão deverá ser encaminhado à Direção de Competições e Operações da CONMEBOL.

A CONMEBOL, por meio de seu Delegado da Partida e em casos de extrema gravidade, poderá suspender o jogo antes do seu início. Da mesma forma, uma vez iniciado, o Delegado da Partida, e caso considere pertinente por recomendação do Oficial de Segurança ou de outros oficiais presentes, poderá propor ao árbitro a suspensão da partida.

Se por causas alheias aos clubes (motivos de força maior) uma partida já iniciada for suspensa de forma definitiva, ela deverá ser retomada, em primeira instância, dentro das 24 horas seguintes à suspensão e, caso não seja possível a critério da CONMEBOL, será marcada uma nova data, completando-se os minutos restantes, mantendo-se o resultado e a mesma súmula da partida no momento da suspensão, salvo decisão diferente determinada pela CONMEBOL de acordo com as circunstâncias do caso.

Nos casos eventuais previstos no parágrafo anterior, o tempo prudente de espera será de até 45 minutos. Decorrido esse tempo, e persistindo total ou parcialmente as causas da interrupção, o árbitro poderá decretar a suspensão do jogo, salvo se houver circunstâncias que, de forma razoável, justifiquem aguardar por um prazo maior.

Todas as questões relacionadas à Segurança do jogo serão de responsabilidade exclusiva do clube que atuar como mandante, de acordo com as obrigações estabelecidas pelo Regulamento de Segurança e pelas circulares emitidas pela CONMEBOL. Para esses fins, e conforme a normativa local, os clubes mandantes serão considerados organizadores do evento. Todas as instruções sobre os aspectos de segurança relativas à organização das partidas estão estabelecidas no Regulamento de Segurança de Competições e Operações da CONMEBOL.

OBJETO
Regulamentar as estratégias operacionais, processos, regulamentações, funções, deveres e responsabilidades do recurso humano, técnico e logístico necessário para o planejamento, organização, execução e controle dos Planos Operacionais de Segurança, doravante POS, para hotéis, campos de treinamento e estádios anfitriões das competições de seleções e clubes, com o objetivo de preservar a ordem pública, segurança e bem-estar dos atletas, oficiais dos clubes, oficiais do jogo, patrocinadores, jornalistas, pessoal de apoio e público em geral.

ÂMBITO DE APLICAÇÃO
O presente regulamento de segurança se aplicará para todas as competições organizadas pelo Departamento de Competições e Operações da CONMEBOL.
No entanto, a Gerência de Segurança desse departamento se reserva o direito de emitir diretrizes, disposições, protocolos, recomendações e sugestões em matéria de segurança, logística, infraestrutura e segurança para suas competições de seleções ou clubes, conforme o nível de exigência organizacional, operacional e análise de ameaças.

RESPONSABILIDADE
Conforme o tipo de competição (seleções/clubes), a organização, segurança, conforto, logística, higiene, saúde pública, bem como o bem-estar e tranquilidade das delegações esportivas locais, visitantes e autoridades esportivas durante sua estadia na cidade anfitriã, são responsabilidade das AM ou Clube Local. O descumprimento das obrigações, deveres, medidas e procedimentos estabelecidos neste regulamento constitui uma infração, sendo os órgãos judiciais disciplinares da CONMEBOL competentes para impor as sanções cabíveis.”

Anterior

Presidente do Chile critica Conmebol após confusão em jogo da Sul-Americana

Próximo

Inter 0 x 2 Flamengo: veja os melhores momentos do jogo pela Libertadores

Próximo
Arrascaeta comemora seu gol em Internacional x Flamengo, pela Libertadores • Adriano Fontes/Flamengo

Inter 0 x 2 Flamengo: veja os melhores momentos do jogo pela Libertadores

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Nota à Imprensa – Rompimento de barragem em Ponte Alta do Bom Jesus

19/12/2025
Tocantins

Justiça Federal no Tocantins ajuda milhares de pessoas a resolverem conflitos por meio da conciliação em 2025

19/12/2025
Tocantins

Alteração em lei aprovada por deputados facilita criação de regiõesmetropolitanas

19/12/2025
Tocantins

Luciano Oliveira comemora aprovação da Política de Incentivo à Produção Leiteira no Tocantins

19/12/2025
Tocantins

Assembleia Legislativa aprova novas regras para descontos eparcelamentos do IPVA no Tocantins

19/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa entrega Cartão AlimenTO para segurança alimentar de 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade

19/12/2025
Palmas

Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas

19/12/2025
Palmas

Oferta de vacina BCG em Palmas será centralizada em duas unidades no período de festas de fim de ano

19/12/2025
Palmas

Prefeitura injeta R$ 33 milhões na economia local com pagamento da 2ª parcela do 13º salário do funcionalismo

19/12/2025
Palmas

Prefeitura intensifica serviços de limpeza urbana após chuva intensa em Palmas

19/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Governador Wanderlei Barbosa entrega Cartão AlimenTO para segurança alimentar de 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade
  • Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas
  • Oferta de vacina BCG em Palmas será centralizada em duas unidades no período de festas de fim de ano

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Governador Wanderlei Barbosa entrega do Cartão AlimenTO, que garante um benefício mensal de R$ 250 para compra de alimentos; Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa entrega Cartão AlimenTO para segurança alimentar de 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade

19/12/2025

Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas

19/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.