Adrielly Calixto/Governo do Tocantins
A Delegacia da Mulher de Araguaína (3ª DEAM) promoveu, na noite desta terça-feira, 19, a primeira edição do Projeto Fortes por Natureza, voltado para a oferta de aulas de defesa pessoal a mulheres. A atividade faz parte da programação do Agosto Lilás e integra as ações da Operação Shamar, mobilização nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.
A aula foi conduzida pela professora Netyta Elicarsíl e reuniu cerca de 70 mulheres. Segundo ela, o objetivo do projeto vai além das técnicas de autodefesa.
“A proposta não é medir força com o homem, mas sim desenvolver o instinto de defesa, coragem e amor-próprio. Queremos que a mulher saiba identificar uma situação de risco, consiga fugir, pedir ajuda e encontrar um refúgio seguro. É sobre sobrevivência e também sobre proporcionar uma nova visão de vida, para que muitas consigam até se afastar de vez do agressor”, destacou a professora.
A delegada titular da 3ª DEAM, Sarah Lilian, reforçou que a iniciativa é mais uma ferramenta de fortalecimento das mulheres. “O Fortes por Natureza nasce com a missão de despertar nas mulheres a confiança de que não estão sozinhas. Ao capacitá-las com conhecimento e estratégias de defesa, buscamos também empoderá-las emocionalmente, para que se reconheçam como protagonistas de sua própria proteção e rompam, de vez, com o ciclo de violência”, afirmou a delegada.
Operação Shamar
A Operação Shamar 2025 é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública, e tem como foco ações integradas de prevenção, conscientização e repressão à violência contra a mulher em todo o Estado.