O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou nesta quarta-feira (21) que sanções ou pressões de países estrangeiros contra o Brasil representam uma ameaça à soberania nacional. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa no Encontro Anual Santander 2025, em São Paulo.
“O Brasil é um país que tem sua Constituição plena, vive uma democracia sólida e possui um Judiciário que deve ser respeitado. Não se pode imaginar que uma nação tenha o direito de sancionar outra e constrangê-la diante do que está acontecendo com nosso país”, disse Barbalho.
Ao ser questionado sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), o governador defendeu a autonomia da Corte e reforçou que o Judiciário possui “sua própria soberania”.Play Video
“O STF está sob os códigos que o regem, seja no âmbito criminal ou civil. Não cabe à política debater ou interferir. Precisamos ter clareza sobre a autonomia dos poderes e, acima de tudo, da autonomia do Brasil”, afirmou.
Barbalho também criticou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que tem articulado nos Estados Unidos medidas contra decisões do Judiciário brasileiro. Para o governador, a postura do parlamentar coloca em xeque o papel do Congresso Nacional.
“Um deputado federal deve defender seu país, seu estado e as causas que o elegeram como representante legítimo da sociedade brasileira. Devemos respeito ao Brasil, à bandeira brasileira e à Constituição Nacional”, concluiu.