A jovem Maria Eduarda Oliveira, estudante da Escola Estadual Cristo Rei, de Pedro Afonso, foi a representante do Tocantins na edição 2025 do programa Jovem Senador. Acompanhada de sua professora, Érica Elen, ela foi recebida em Brasília pelo vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, nesta quarta-feira, 20.
Neste ano, mais de 170 mil alunos de escolas públicas de todo o país participaram do concurso de redação com o tema “Emergências Climáticas”. Maria Eduarda conquistou a vaga para representar o Estado e participar das atividades parlamentares simuladas no Senado Federal, ao lado de estudantes de todas as unidades da federação.
Durante o encontro, Eduardo Gomes destacou a importância do programa como incentivo à juventude para conhecer de perto a política nacional. “É gratificante ver jovens tocantinenses ocupando espaços de destaque e trazendo ideias inovadoras. Daqui alguns anos, espero vê-la ocupando uma cadeira aqui no Senado da República e eu, já bem velhinho, virei visitá-la”, refletiu.
Criado em 2011, o Jovem Senador é um projeto do Senado Federal que estimula a participação política e cidadã de estudantes do ensino médio de escolas públicas, promovendo vivência parlamentar e formação cidadã.