Ultrapassagens perigosas em rodovias continuam sendo uma das principais causas de acidentes graves. A atitude imprudente de forçar uma manobra sem a devida segurança coloca em risco não apenas o motorista, mas também todos os ocupantes do veículo e demais usuários da via. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro ao estabelecer regras que priorizam a segurança, e seu descumprimento pode levar a penalidades severas, como multas, pontos na carteira e até a suspensão do direito de dirigir.
Mas os riscos no trânsito vão além das ultrapassagens indevidas. No Tocantins, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), alerta os condutores tocantinenses sobre condutas perigosas que podem resultar em sinistros de trânsito e até em morte, como o transporte de crianças sem o uso da cadeirinha, o excesso de passageiros em veículos de passeio, o não uso do cinto de segurança por todos os ocupantes e o desrespeito aos limites de velocidade. De janeiro de 2023 a julho deste ano foram registradas 3762 infrações por ultrapassagem em local proibido em todo o Tocantins, desse total 664 foram nos primeiros sete meses deste ano.
Economia de tempo que não vale a pena
No Tocantins o excesso de velocidade é a infração mais comum entre os condutores, em 2024 foram registradas 143.403 violações em todo o estado. De janeiro a julho deste ano já são 87.283 infrações por excesso de velocidade. Um levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apontou que o aumento na velocidade média está diretamente relacionado tanto à probabilidade de ocorrência de um acidente quanto à gravidade das suas consequências. Cada aumento de 1% na velocidade média produz um aumento de 4% no risco de acidente fatal e um aumento de 3% no risco de acidente grave. O risco de morte para pedestres atingidos frontalmente por automóveis aumenta consideravelmente (4,5 vezes de 50 km/h para 65 km/h). No choque entre carros, o risco de morte para seus ocupantes é de 85% a 65 km/h.
Um estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária em cooperação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) trouxe algumas análises sobre o comportamento dos motoristas, trazendo a relação deles com os limites de velocidade permitidos nas vias.
Foram analisados 32 motoristas, monitorados durante 15 dias por meio de câmeras. Os equipamentos gravavam os motoristas, os trajetos e a velocidade sempre que o carro era ligado. Com mil viagens registradas e 300 horas gravadas, o estudo constatou que para cada quilômetro percorrido acima da velocidade permitida, os motoristas economizaram, em média, apenas oito segundos.
Riscos e Consequências
Ultrapassagens em locais proibidos, curvas, aclives, pontes ou com linha contínua, são consideradas infrações graves ou gravíssimas. Essas manobras podem provocar colisões frontais, saídas de pista e sinistros fatais.
Além disso, transportar crianças sem o uso da cadeirinha, assento de elevação ou do bebê-conforto é uma infração gravíssima, segundo o Artigo 164 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com previsão de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além de comprometer a segurança dos pequenos.
Levar mais passageiros do que o permitido no veículo, especialmente sem cinto de segurança, agrava o risco de ferimentos graves em caso de colisão. De acordo com o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo com lotação excedente é considerado infração gravíssima.
O motorista que for flagrado praticando essa irregularidade, pode ser autuado com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH, e o veículo pode ser retido como medida administrativa.
Cuidados essenciais para um trânsito seguro
- Verifique a sinalização: Antes de ultrapassar, certifique-se de que a manobra é permitida e segura.
- Observe o tráfego: Avalie as condições da via e dos demais veículos ao redor.
- Use a seta: Sempre sinalize suas intenções com antecedência.
- Respeite os limites de velocidade: A pressa pode custar vidas.
- Utilize corretamente o cinto de segurança: Todos os ocupantes do veículo devem estar com o cinto afivelado.
- Cadeirinha é obrigatória: Crianças devem estar sempre nos dispositivos adequados à idade e ao peso.
- Não exceda o número de passageiros: O limite do veículo deve ser respeitado, com todos devidamente acomodados e protegidos.
- Evite distrações: Atenção total ao volante é essencial para prevenir acidentes.
“A segurança no trânsito é responsabilidade de todos. Dirigir com responsabilidade, respeitar a legislação e adotar práticas seguras pode salvar vidas. É fundamental que todos os motoristas respeitem as leis de trânsito e adotem uma postura segura ao dirigir. Ultrapassagens perigosas não só colocam em risco a vida de quem as realiza, mas também de todos que estão na via. Ao dirigir, priorize a segurança e a responsabilidade, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos.” alerta Enildo Leite, gerente de fiscalização do Detran/TO.