Muitos estudantes da rede estadual de ensino foram aprovados em faculdades públicas e privadas nos vestibulares realizados no segundo semestre de 2025. Entre os aprovados, está o estudante Vitor Hugo Nascimento Lucena, 17 anos, do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte, que foi aprovado nos cursos de Ciências da Computação, na Universidade Federal do Tocantins e em Tecnologia em Sistema para Internet no Instituto Federal do Tocantins (IFT0).
Os programas que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação, como o #ToNoEnem, que fornece materiais didáticos específicos e oferece aulas presenciais e onlines transmitidas pelo Canal YouTube da Seduc e os materiais específicos preparados pela equipe pedagógica da Seduc, como os do programa de Correção de Fluxo Avança Mais, da Educação de Jovens e Adultos, estão sendo fundamentais para oportunizar mais chances aos estudantes da rede estadual.
Do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, outros 14 estudantes também foram aprovados. “É uma ótima escola, com professores excelentes e eu aproveitava o tempo livre para estudar as videoaulas”, afirmou o estudante Vitor Hugo.
A estudante Giselle Albuquerque da Silva, 18 anos, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, foi aprovada no curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ela explicou que escolheu a área da educação depois que fez um estágio como auxiliar de professora e passou a gostar muito de trabalhar com crianças. “Eu espero que aprenda a gostar ainda mais da educação, pelo poder transformador que esta profissão traz”, frisou.
Estudante da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso realiza o sonho de ser aprovada em Medicina
A estudante Faina Thaemylly Ribeiro Bernardes, 17 anos, foi aprovada no curso de Medicina, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ela é estudante da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas.
Ela contou que está muito feliz com essa conquista. “É um momento de grande alegria. Escolhi Medicina porque sempre foi meu sonho e acredito que tenho vocação para a área. Desde cedo sabia que queria seguir essa profissão e me preparei para isso”, contou Faina.
Sobre a escola, Faina destacou o compromisso de toda a equipe escolar. “A Escola Estadual Professora Elizângela teve um papel fundamental na minha trajetória acadêmica. Durante o tempo em que estudei lá, sempre encontrei professores comprometidos, que buscavam não apenas ensinar o conteúdo, mas também preparar os alunos para desafios como o Exame do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares. Graças à base sólida que recebi, consegui minha aprovação em Medicina, e sou muito grata a toda a equipe escolar pelo apoio e dedicação”, afirmou.